IMG_3432Você sabia que a gelatina e as tintas são colóides? Mas, afinal o que significa isso? A turma do 4º ano B já está expert nesse assunto. A palavra colóide vem da raiz grega “Kolas”, que significa “que pega”, ou seja, cola. Uma mistura de amido de milho e água é um colóide. Tudo muito científico, certo? Mas para chegar a esse conceito os alunos se divertiram muito.

Os alunos prepararam uma mistura de água e amido para analisar as características e o comportamento de um colóide. A sujeira foi inevitável, afinal os alunos misturaram os ingredientes com as próprias mãos, uma verdadeira meleca.

O teste de resistência fascinou as crianças. Depois de colocar, na palma das mãos, o volume de uma colher da mistura e ao enrolar rapidamente – como se fosse brigadeiro – IMG_3434tiveram uma surpresa! O movimento rápido das mãos ofereceu uma força à massa e a mistura se solidificou, possibilitando que uma bolinha fosse moldada. Mas, assim que paravam de enrolar a massa, deixando a força de lado, a mistura deixava de ser uma bolinha e passava a ser líquida novamente.

Com a experiência vieram muitas perguntas que pouco a pouco foram sendo  esclarecidas. Mas, a turma queria mais. “Começaram a questionar sobre a possibilidade de levar a bolinha de massa para a geladeira por algumas horas. As hipóteses foram levantadas e depois fizemos o teste”, conta a professora Sandra.

Os alunos perceberam que os resultados foram diferentes e assim, concluíram mais uma experiência envolvendo substâncias, tema do estudo de Ciências do semestre.

Para a professora a aula foi muito significativa, motivadora e instigante e ela aproveita para mandar um recado aos pais: “Cuidado, os cientistas do 4º ano estão em ação”!

Clique aqui e veja as fotos da atividade.

About these ads