No sábado, 27/02, os pais dos alunos da Educação Infantil até o Ensino Médio participaram de um encontro com todos os professores da grade curricular, coordenadores e direção da escola.

Nesta oportunidade, além de conhecer pessoalmente os professores dos seus filhos, também puderam ser apresentados para as propostas de trabalho de todas as disciplinas. Todos assistiram a apresentação preparada pelo Núcleo de Artes, que já foi apresentada anteriormente para os alunos e em reunião do Período Ampliado. Um verdadeiro sucesso!

Outro importante momento aconteceu no Teatro Grande Otelo. Durante a semana que antecedeu a reunião, os pais foram convidados a responder quatro importantes questões sobre a relação escola-família, suas expectativas para promover a construção desta relação e o papel dos pais no comportamento e aprendizagem dos filhos na escola. Todas as respostas foram tabuladas e os diretores Ciro e José Carlos prepararam a palestra “A importância da família na consolidação do papel de estudante” utilizando este rico material.
 
Depois da palestra foi a vez dos pais se dividirem em quatro grupos com o objetivo de pontuar quais seriam as mais importantes respostas para as perguntas que pontuaram este encontro.

Veja abaixo as perguntas feitas para os pais e as respostas que eles elaboraram durante o evento. Vale ressaltar que os pais foram divididos em dois grupos, um dos pais de alunos do Ensino Fundamental I e outro do Ensino Fundamental II e Médio. 

1. Ao seu ver quais são os fundamentos de uma construtiva relação escola/família?
EFI – Confiança, respeito, diálogo, transparência, clareza por parte da escola quanto ao projeto pedagógico.
EF II e EM – Confiança, credibilidade, franqueza, diálogo constante, “ouvir de ambos os lados”, alinhamento dos professores com a proposta da escola.

2. Quais são as suas expectativas quanto às iniciativas que a escola deve ter para promover a construção dessa relação?
EF I – Equalizar as percepções, clarificar os deveres de cada uma das partes e mobilizar os pais.
EF II e EM – Iniciativas como as de hoje, manutenção do diálogo, ampliar a participação dos pais, protagonizar a interação “escola de pais”, parceria (levantamento de pauta/tema), disponibilidade para os assuntos, acolhimento das questões trazidas pelos pais, “rede de relacionamentos”.

3. Qual o papel dos pais na formação dos filhos que venha promover mudanças no comportamento e aprendizagem?
EFI – Exiguidade de tempo, seleção de informações e contradições do fazer.
EF II e EM – Segurança – ambiente seguro, orientação, “lar seguro”, permitir frustrações, interação permanente, saber o que acontece na escola.

4. Objetivamente, do que se constitui uma relação proativa no desenvolvimento acadêmico e formativo dos alunos?
EF I – Disponibilidade dos pais e escola, comunicação proativa (família/escola/aluno), sintonia (família/escola/mundo) e vínculo afetivo (escola/professor/aluno).
EF II e EM – A escola protagonista no desenvolvimento acadêmico, compromisso mútuo, abertura para o diálogo, melhorar sempre, encorajamento, alinhamento de expectativas, avaliação da aderência dos valores familiares e dos valores da escola.

Clique aqui e veja as fotos.

About these ads