O Friburgo foi fundado em 1959 no bairro do Campo Belo e é uma das primeiras escolas vocacionais particulares de São Paulo. Desde o princípio, destacou-se por apresentar um projeto educativo democrático, atendendo famílias que priorizavam uma educação voltada para a formação de valores humanistas. Aliás, o nome de nosso colégio remete às pequenas cidades com autonomia na Alemanha – “os Freiburgen”.

Em 1978, em um processo que culminou na fusão com a Escola Planalto, o Friburgo transferiu-se para a sua sede atual, na Granja Julieta. As características de uma chácara de bairro da nova localização vieram ao encontro de seu projeto educativo. A ampliação das instalações para 16 mil m² e os recursos naturais ali existentes proporcionaram condições especiais para o trabalho de educação ambiental desenvolvido pela escola.

Casinha Pequenina - Casa principal vista da entrada da escola
Vista da entrada da Casinha Pequenina

Em 1997, o Friburgo, incorporou a escola de Educação Infantil Casinha Pequenina, (foto) localizada no mesmo bairro, onde a natureza também está a serviço da aprendizagem. O local lembra uma chácara, onde crianças de um ano e meio a seis aprendem e brincam à sombra de araucárias, jardins, horta, e interagem diariamente com animais como coelhos, ovelhas, cabritos, patos, pavões, tartarugas, pássaros, pônei e vaca.

O projeto educativo do Friburgo vem sendo ampliado com a implementação da Estação Natureza do Ensino, um espaço de 400 mil m² de área própria localizada na reserva ambiental da Serra do Japi, no município de Cabreúva. Ao longo de sua história, o atendimento individualizado e a formação crítica e reflexiva são alguns dos fundamentos do trabalho.

O Friburgo sempre enfatizou uma atuação participativa de seus alunos na construção da aprendizagem e o resultado disso é uma formação acadêmica de qualidade, de pessoas com amplo sentido de cidadania, cooperação, sensibilidade nas relações humanas e competências para o mundo do trabalho.

Leia mais e veja a Linha do Tempo do Friburgo.