A partir dos pressupostos sobre como se processa a aprendizagem, que se desenvolve nossa prática educativa.

Rejeitamos a idéia de que aprender é reproduzir um conhecimento dado e nos alinhamos à concepção de aprendizagem enquanto um processo interior de construção de significados. É a partir desta idéia que conduzimos nossas ações de ensino.

Trabalhos culturais estabelecem a interação entre diversas disciplinasSituações de ensino são planejadas a partir do diagnóstico sobre os conhecimentos prévios que os alunos possuem e prevêem sempre o estímulo das operações de pensamento. Os diferenciais para cada série se definem em função das possibilidades de realizar operações cada vez mais complexas ao longo da vida escolar. Desta forma, privilegiamos as metodologias que estimulam a atuação efetiva dos alunos na resolução de problemas propostos, merecendo destaque os trabalhos com projetos didáticos que se desenvolvem nos diversos níveis.

Uma sólida formação acadêmica
Toda esta atuação didática se faz lastreada nos conteúdos escolares que caracterizam cada uma das séries. Estes se definem e se organizam em função das possibilidades de:
• Desenvolver o potencial cognitivo
• Fornecer embasamento para aprendizagens futuras
• Fornecer instrumental para compreender e interpretar parcelas cada vez mais amplas da realidade. 

Ao longo do processo escolar, estes conteúdos ganham densidade e profundidade. É a ampliação deste repertório de conhecimento que possibilita o desenvolvimento do verdadeiro espírito crítico, sustentado em argumentações consistentes. Reconhecidamente esta é uma marca característica de nossos alunos, manifestada por diversas instituições ao entrarem em contato com os jovens que completaram seus estudos no Friburgo.

Estes resultados satisfatórios são alcançados em conseqüência de efetiva exigência no cumprimento das diversas modalidades de trabalho, atividades e exercícios, aliados à construção de senso de responsabilidade no cumprimento dos mesmos.

Instrumentos metodológicos em ação
Não somente modificando a metodologia de ensino nas disciplinas tradicionais, mas enriquecendo o currículo através de novas disciplinas, o Friburgo encontra-se em consonância com os Parâmetros Curriculares para o Ensino Fundamental e Médio.

É em busca de constante atualização de sua prática educativa que introduz modernos instrumentos metodológicos e tecnológicos ao seu ensino, ao mesmo tempo em que vem re-significando metodologias antigas. A Roda, o Registro, o Trabalho Individual, o Trabalho em Grupo, a Pesquisa que ora inclui a Rede Web, Estudos de Campo ou Meio, 2ª Versão e outros são alguns dos instrumentos metodológicos que compõem nossa prática. Textos sobre os mesmos são disponibilizados junto à escola.

Leia mais:
Aprender a ser e a conviver

Comunidade escolar em sintonia

Voltar para Educar para a responsabilidade

Anúncios