A professora Silvana de Oliveira, de Gramática e Redação, fez um resumo de alguns dos trabalhos apresentados na Liverdade 2007, com depoimentos de alunos, além de dar sua própria declaração sobre o trabalho que envolveu as turmas do 1° e 3° ano do Ensino Médio. Eis o texto (clique nas fotos para ampliá-las):

Projeto Origens - Clique para ampliarProjeto: Origens7º ano do Ensino Fundamental
Professores envolvidos: Camila, Leandro, Marcos, Paula, Ana, Wagner
Proposta: Leitura de várias teorias sobre a origem da vida na Terra, associada às origens de cada aluno. Várias etapas foram percorridas, como elaboração de um texto, criando hipóteses para o surgimento das espécies e expressão corporal representativa da criação do mundo.

Depoimento da aluna Giovanna Michelleto: “Fiquei entusiasmada com a integração de minha classe. Colocamos em prática o coleguismo e me surpreendi com a cooperação e o envolvimento de todos.”

Projeto: Povos pré-colombianos5º ano do Ensino Fundamental
Professoras envolvidas: Carla e Sandra
Povos pré-colombianos - Clique para ampliarProposta: O estudo das sociedades de uma época antiga, suas formações, o desenvolvimento de suas culturas, as relações estabelecidas, suas formas de organização. Os alunos promoveram um estudo comparativo entre as civilizações dos incas, dos maias e dos astecas. Como produto final, o 5ºano A desenvolveu um jogo de trilha com perguntas e respostas sobre o tema estudado e o 5º B elaborou uma enciclopédia.

Depoimento do aluno André Perrone: “Fiquei feliz quando percebi que eu e meus colegas conseguimos responder às nossas próprias perguntas; exatamente sobre o que tínhamos curiosidade sobre os povos estudados.”

Projeto: Curiosidades científicas e fichas descritivas de animais marinhos e das neves2º ano do Ensino Fundamental
Curiosidades de animais marinhos e das neves - Clique para ampliarProfessoras envolvidas: Liloca e Alice
Proposta: Estudo da produção de textos, a fim de auxiliar no processo de leitura e de escrita da fase inicial de alfabetização. Como produto final, elaboraram um álbum de figurinhas.

Depoimento da aluna Maria Júlia Gomes: “Gostei do trabalho com massinha e papel machê porque não imaginava que as peças ficariam tão lindas. Isso me surpreendeu bastante!”

Projeto: Vale do Paraíba2° ano do Ensino Médio
Professores envolvidos: Antonio Carlos, Marcelo, Márcia, Desirée, Celli, Vera
Proposta: Após viagem de estudo do meio, os alunos definiram alguns temas para serem desenvolvidos: industrialização, turismo, meio ambiente e passado histórico.

Depoimento da aluna Rayane Ribeiro P. do Nascimento: “Constatei que é possível a união de uma classe para um mesmo objetivo. Um auxiliou o outro na hora das idéias e principalmente na construção do trabalho. Foi diferente porque aprendemos fora da sala de aula. Isso nos despertou interesse pelo assunto. Conhecemos vários aspectos desse local e gostamos dessa experiência.”

Projeto: Santos/Cubatão1º ano do Ensino Fundamental
Professores envolvidos: Vera, Carl
Santos e Cubatão - Clique para ampliarProposta: Após a viagem do estudo do meio, promoveram um levantamento dos problemas nessa região, tais como: poluição em Cubatão e Porto de Santos prejudicando o mangue. Os alunos apresentaram sugestões para “solução/amenização”. No dia da Liverdade, eles reuniram-se em uma mesa redonda para debate e defesa de ponto de vista.

Depoimento dos alunos Thomas, Pérola e Emily: “Pudemos ver de perto todo o sistema de produção das indústrias, além de como a poluição afeta o meio ambiente e a vida das pessoas. Aprendemos a valorizar os espaços e a importância da conscientização de todos nós.”

Projeto: Contato – Tema: Pirataria3ª ano do Ensino Médio
Professores envolvidos: Celli e Emílio
Proposta: Criar uma reflexão para as pessoas formarem opinião, a partir disso, promover uma ação/decisão.

Depoimento do aluno Bruno I. Shintate: “O que mais me surpreendeu é que, no meio do caos, surgiu um produto final que me proporcionou orgulho e satisfação!”

Projeto: A música como instrumento de manifestação social1° e 3° ano do Ensino Médio
Professores envolvidos: Silvana, Emílio e José Carlos
Proposta: Contextualizar o período da ditadura militar e constatar os diversos papéis da música na sociedade, além do trabalho com a linguagem verbal e não-verbal.

Depoimento da professora Silvana, de Gramática e Redação: “Senti orgulho de meus alunos, quando constatei que muitos conheciam várias músicas brasileiras selecionadas para audição. A palestra da professora Arlete Diogo, que reforçou em todos nós o sentimento de pavor pela ditadura, também demonstrou o grande interesse que os alunos têm pela história do Brasil. Por fim, as paródias elaboradas pelas turmas do 3º ano foram dignas de aplausos pela criatividade, ousadia, humor e crítica.”

Fotos: Fernanda Sá