Gabriela - Clique para ampliar

Em 2007, as aulas de Artes do 3º ano do Ensino Fundamental tiveram como objetivo principal estudar a Arte Indígena, projeto apoiado num estudo interdisciplinar com as matérias de História e Geografia.

As formas de expressão na pintura corporal indígena são muito variadas e retratam os sentimentos desse povo. Pintam o corpo para enfeitá-lo, para defendê-lo do sol, dos insetos e, também, dos maus espíritos. As tintas são preparadas por eles e as cores têm a ver com o estado de espírito. Enfim, as pinturas falam, dão recados.

As crianças aprenderam a produzir as tintas utilizadas na pintura corporal, A exposição - Clique para ampliarfeitas à base de urucum, carvão macerado e até mesmo amoras, tal qual as utilizadas pelos índios. Aprenderam também a pintar o próprio corpo e quais os significados dos símbolos e desenhos que compõem essa pintura. Além disso, os alunos confeccionaram colares e braceletes com sementes de buriti, cascalho de coco e penas. Na foto acima vemos a “indiazinha” Gabriela, do 3° ano do Ensino Fundamental (2007).

Como encerramento do estudo sobre os índios do Alto Xingu, os alunos realizaram a exposição Os índios Kuikuros no Grande Xingu (à direita) no dia 7 de dezembro de 2007.

Anúncios