Palestra da bióloga Marina Lima sobre meio ambienteO que existe de verdadeiro nas ameaças do aquecimento global? É possível conciliar altos padrões de consumo e defesa do ambiente? Se a Amazônia não é o “pulmão do mundo”, qual é a sua real importância? Enquanto os alunos ainda vivem a expectativa do começo de um novo ano letivo, professores, funcionários e direção do Friburgo voltaram literalmente à sala de aula na última terça-feira, 22 de janeiro, para responder estas e outras questões. Na preparação para 2008, eles assistiram a uma palestra sobre ecologia e questões ambientais ministrada pela bióloga Marina Telles. Como este foi eleito o ano do planeta Terra pela Unesco, o Friburgo vai aumentar ainda mais suas atividades educacionais para conscientizar os alunos e a comunidade sobre a importância de cada um na defesa do meio ambiente.

Marina TellesEx-aluna do próprio colégio e mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) – onde se prepara para começar o doutorado –, Marina falou durante pouco mais de duas horas sobre as principais ameaças ao ambiente e defendeu como possível solução uma mudança de mentalidade, que começaria nas salas de aula.

Além disso, falou sobre questões éticas, desenvolvimento e defesa da natureza e os mais modernos conceitos em ecologia, atualizando o conhecimento dos presentes. No final, ainda participou das atividades de planejamento das aulas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio, orientando os professores do Friburgo na discussão de possíveis atividades para este ano.