Mar de lixo – de Gildo Joaquim de Lima (Salvador, BA)
Quem gosta de vídeo ou sempre desejou fazer um filme, agora pode ter a sua oportunidade. O Instituto Goethe está promovendo o Eco-Curtas, um concurso de filmes digitais sobre consumo sustentável. Para participar, o interessado não precisa ser nenhum cineasta. Basta ter mais de 13 anos e usar a criatividade para fazer um pequeno vídeo, de apenas 90 segundos, sobre qualquer coisa do dia-a-dia, seja boa, ruim, engraçada ou elogiável, mas que se relacione com o consumo de produtos e serviços com respeito ao meio ambiente, ou seja, utilizando os recursos naturais sem esgotá-los ou danificá-los, não comprometendo também as necessidades das gerações futuras.

Com o tema Hoje é Amanhã, o concurso visa despertar nas novas gerações o compromisso com a defesa do planeta. Para participar os interessados devem montar grupos de cinco alunos em sua escola e, pelo menos, um deles deve ser maior de idade. Os vídeos podem ser feitos em filmadoras digitais, câmeras fotográficas que também filmem ou mesmo em celulares. Os vencedores ganham prêmios de até R$ 1.000 e uma pessoa será sorteada para fazer um curso de alemão num Goethe-Institut na Alemanha.

Mas, cuidado com o prazo de inscrição e entrega dos filmes, que vai até 11 de maio.

Mais informações, exemplos de vídeos feitos em anos anteriores e o regulamento do concurso podem ser obtidos no site: www.goethe.de/hoje-e-amanha.