Desenho da Laura - Clique para ampliarEntrar no universo artístico de Tarsila do Amaral é realmente um privilégio. Segundo Keka, professora de Artes, “é conhecer um pedacinho da nossa história e valorizar nossa cultura”. Pois foi exatamente o que aconteceu durante as aulas de Artes do curso curricular para os alunos de 4º e 5º anos.

Durante o primeiro Desenho da Júlia - CLIQUE PARA AMPLIARtrimestre os alunos procuraram identificar os trajetos da artista que foi um importante ícone da Semana de Arte Moderna (1922), marco na história cultural e artística do Brasil. Observaram e identificaram as criações de Tarsila para depois dar movimento ao personagem antropofágico da artista, uma de suas obras mais conhecidas:  o Abaporu.

Os alunos do 4º ano desenharam em papelão o Abaporu e o incluíram em novos cenários pintados com lápis aquarelado e giz pastel. O resultado foi surpreendente! Já os alunos do 5º ano criaram uma nova imagem para o Abaporu, brincando com as cores e o fundo. Além disso, realizaram uma composição com recorte e colagem, sendo a figura central uma silhueta em preto desenvolvendo a relação espacial, figura e fundo colorido com pintura em aquarela.Desenho da Bianca - CLIQUE AQUI PARA AMPLIAR

Para os alunos de 2º e 3º anos, o trabalho foi desenvolvido com outro artista, tão importante quanto a Tarsila, e que chama a atenção pelas suas obras coloridas: Alfredo Volpi.

“Inspirados nas obras de Volpi, os alunos geometrizaram as formas de seus desenhos e coloriram com lápis aquarela, com cores vibrantes, provocando ao olhar do observador diferentes sensações”, explica a professora.

Vale a pena conferir esta galeria de artes! Clique no link ao lado para ver 41 desenhos selecionados. Ou clique aqui para ver um lindo slideshow com estas obras de arte!