Embalagens trazidas pelos alunosNeste 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Colégio Friburgo fez uma programação especial voltada para o consumo consciente e mudanças de atitude.

A professora e coordenadora de implantação de projetos de meio ambiente, da Associação Recicla Morumbi, Maria Júlia Labate, foi convidada a ministrar uma série de palestras para alunos desde o 2º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, além de participar também de um encontro com os funcionários do colégio.

Durante a palestra Maria Júlia falou sobre a importância do consumo consciente, a quantidade de lixo gerada, e as péssimas condições dos aterros sanitários por conta da enorme quantidade de material sintetizado que é jogada diariamente nos lixões. Mostrou o trabalho das cooperativas que fazem a separação do lixo reciclável. Os alunos viram uma camiseta produzida a partir da fibra de três garrafas Pet e souberam como é realizado todo o processo de reciclagem.
palestra no Dia Mundial do Meio Ambiente Alunos do Ensino Médio também participaram de uma das palestras
Neste dia, todos foram convidados a trazer para a escola uma embalagem vazia, que foi utilizada pela palestrante, não só para exemplificar todos os materiais que podem passar pelo processo de reciclagem, como também para mostrar o volume de lixo formado com todas as embalagens. Ela também fez alguns alertas sobre os produtos que utilizam materiais não recicláveis, como por exemplo, os salgadinhos. Uma criança empolgada com a informação já foi logo dizendo: “não vou mais comer batata frita de saquinho!”Maria Júlia Labate ministra palestra para alunos do Ensino Fundamental

“O que acontece com o lixo quando vai para o aterro?”, “O que acontece com a casca do ovo?”, “Quanto tempo leva para o tecido se desintegrar?”, “O lixo espacial se decompõe?”, “Em quanto tempo o vidro se decompõe e como vocês sabem disso?”, estas foram algumas das centenas de perguntas feitas durante as palestras.

Clique aqui e veja alguns depoimentos escritos pelos alunos do 3º ano do Fundamental sobre a palestra.

No final do expediente, todos os funcionários do Colégio Friburgo e Casinha Pequenina foram convidados para um Happy Hour Ecológico. Após um lanche bem natural, todos participaram de umNa palestra para funcionários, o Professor Emerick apresentou a palestrante encontro com a professora e palestrante Maria Júlia. Também fizeram parte do conteúdo abordado as ações do Projeto Ambiental do colégio, algumas que já foram colocadas em prática e outras que passarão a fazer parte muito em breve.

“Foi um grande prazer passar o Dia do Meio Ambiente nesta escola. Além de contar com a natureza ao seu redor, o Friburgo tem alunos interessados e participativos”, disse Maria Júlia no encerramento das atividades.

Após a palestra para os professores e funcionários, o professor Ciro disse que são fantásticas as possibilidades de envolvimento ambiental que a escola tem. Por isso, mãos à obra! “A ação precisa ser coletiva e a atitude freqüencial. O envolvimento de todos é importante para a melhoria do meio ambiente”, conclui o diretor do Friburgo.
Palestra para alunos do Ensino fundamental Palestra para alunos o ensino Médio

Anúncios