Chegada dos alunos ao Museu do �ndioPara complementar o extenso trabalho sobre os índios das aldeias do Alto Xingu, os alunos do 3º ano do Fundamental foram visitar, neste início de junho, o Museu do Índio – Centro de Informação da Cultura Indígena, localizado em Embu das Artes.

Chegando lá a turma foi recepcionada pelo responsável pela montagem do museu, o artista plástico Walde-Mar de Andrade e Silva, que também é o escritor do livro Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros – utilizado pelos alunos durante o estudo indígena.

Walde-Mar contou aos pequenos pesquisadores sobre sua história com os índios. Os alunos estavam super preparados para a entrevista, com blocos de anotações e até mesmo gravadores para não perder nenhum detalhe deste importante encontro. O artista plástico se especializou na arte indígena e depois de conhecer os irmãos Villas Boas, foi viver entre os índios no Parque Nacional do Xingu.

E preparados para obter maiores mais informações para o produto final deste projeto, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano, os Apresentação do �ndio da tribo Meninakoalunos ficaram sabendo um pouco mais sobre os grupos étnicos, seus costumes, crenças, rituais, hábitos alimentares, a vida da comunidade indígena e sua relação com o meio ambiente.

Encontraram um índio da tribo Meninako, também do Alto Xingu, que ensinou as marcações das danças, tocou flauta e contou histórias para as crianças. Foi uma manhã muito interessante e produtiva.

CLIQUE AQUI para ver algumas fotos e AQUI para ler as curiosidades escritas pelos alunos.

Anúncios