Turma na Estação Natureza
As turmas do 1º ano do Ensino Médio viajaram para a Serra do Japi e Cabreúva com o objetivo de iniciar um processo de pesquisa para o projeto de HP2 (Habilidades e Potencialidades). As áreas foram escolhidas como laboratório para que os alunos desenvolvam projetos de intervenção na área, criação e desenvolvimento de material didático e, futuramente, ainda em processo de análise e estudo, um novo projeto envolvendo a comunidade local.

Os temas escolhidos para o projeto foram Fauna, Flora, Relevo/Hidrografia e Legislação Ambiental para a área do Japi e para a cidade de Cabreúva: População, Economia, História e Urbanismo. Os alunos poderão se aprofundar em cada um dos oito assuntos escolhidos e trabalhar as suas competências de criar, desenvolver e gestar um projeto, além de desenvolver um projeto de pesquisa de qualidade.

Na primeira saída, o maior objetivo foi fazer um reconhecimento do local, com atividades específicas. Os alunos percorreram algumas trilhas, e até escolheram nomes para batizá-las. Depois confeccionaram as placas de identificação e também fizeram a inauguração de um livro de visitas – onde, a partir de agora, todos que passarem pela Estação Natureza poderão deixar registrada a sua impressão.

Alunos observam o rio Tietê Já na segunda viagem o foco foi a cidade de Cabreúva. Saíram de São Paulo e percorreram o roteiro dos Bandeirantes, passando por Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba, antes de chegar ao destino. Passaram por estas cidades analisando a situação ambiental do rio Tietê e também fazendo um levantamento do perfil da população. Os alunos entrevistaram diversos moradores e coletaram dados sobre a população, a exploração, economia e história para o desenvolvimento dos projetos relacionados à área urbana.

Um dos ciclos econômicos de Cabreúva foi o da cana-de-açúcar, já que a região tem clima, solo e abundância de água que favorecem a produção. Por isso, os alunos também foram visitar um alambique que até hoje produz aguardente artesanal.

Com todos os dados, agora é pensar no projeto. Aguardem as novidades!

Clique aqui e veja as fotos das visitas.