Neste final de agosto, mês em que se comemora o folclore brasileiro, todos os alunos abordaram este tema tão rico da nossa cultura. Se procurarmos no dicionário, vamos encontrar que folclore é o conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares que são expressas em provérbios, contos ou canções.

“O rato roeu a roupa do rei de Roma…”, “Não passa embaixo da escada que dá azar” ou “O cravo brigou com a rosa, embaixo de uma sacada…” Quem é que já não escutou uma destas frases? Seja em forma de parlenda, superstição, ditos populares ou mesmo uma cantiga de roda, o folclore está sempre presente em nossas vidas. E ele é a maior manifestação da sabedoria popular de um povo.

Mas para entendermos realmente, é só olhar à nossa volta e prestar atenção no nosso dia-a-dia para perceber como estamos cercados dessas tradições. Afinal quem é que não gosta de participar de uma festa junina? E quem é que não se divertiu, um dia, dançando “ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar”?

A turma do 4º B ficou craque no assunto. Depois de toda a pesquisa realizada, os alunos elaboraram, com muito capricho, uma apresentação sobre manifestações folclóricas para os colegas das outras classes.

Foi um verdadeiro sucesso! Clique aqui e “veja com seus próprios olhos”!

Anúncios