Neste ano, a disciplina de HP1 resolveu inovar em sua proposta metodológica para os 7ºs anos. Estamos desenvolvendo o Jornal Falado.
Não se trata da simples imitação nem substituição dos telejornais ou a simples leitura mecânica e enfadonha de artigos da imprensa escrita. São produções originais, visto que o ponto de partida são os desejos, os pensamentos dos alunos. Sob essa ótica, são afetivos e refletem os principais interesses da classe.
Vários são os objetivos do trabalho. Além de trazer para a sala de aula os fatos da atualidade, permite ao aluno manifestar suas opiniões, adquirir o hábito de ler a mídia, em seus variados suportes, ter contato com textos jornalísticos e literários, elaborar resumos, conhecer o ponto de vista de seus espectadores, argumentar para defender seu ponto de vista, exercitar sua capacidade de ouvir, falar e participar, analisar seu próprio trabalho e sua função no contexto geral, buscar a melhor maneira de expressar-se para ser entendido e selecionar e recolher para si elementos capazes de ajudá-lo a superar suas dificuldades.
Basicamente compõe-se de três grandes seções: Noticiário, Momento literário e Variedades. A critério de cada equipe, poderão ser acrescentadas outras subseções.
Após discussão, conhecimento e treino, as turmas dos 7ºs anos, fizeram suas primeiras apresentações. Nesse percurso, alguns resultados já apareceram com a união dos alunos ao montarem seus grupos, com a seleção do conteúdo e com o prazer de adquirir informação de forma lúdica principalmente, através de aulas mais envolventes e com autonomia de trabalho.