japi-9ano-0161Atividade de sensibilização e passagem de ciclo 9º ano

Galeria de fotos

9o ano. Conclusão do Ensino fundamental e preparação para o Ensino Médio…
Fase de consolidação, complementação e aprofundamento dos conteúdos…
Época de decisão…
Etapa do exercício da autonomia para escolhas responsáveis…

Entendendo que as aprendizagens não se concretizam em separado dos meios e modos de pensar que elas possibilitam, o trabalho realizado na Serra do Japi teve por objetivos:
• refletir com os alunos os processos de aprendizagens vivenciados no Ensino Fundamental,
• perceber os processos de evolução das relações internas do grupo,
• dimensionar a responsabilidade das escolhas como processos individuais por excelência e
• ritualizar a passagem de ciclo.

O uso de símbolos, metáforas e rituais  induzem a ressignificação e, portanto, a reconceitualização. Novas e potencializadas aprendizagens.
Para cumprir com o 1º objetivo da atividade percoremos uma trilha que leva a um platô de onde podemos observar amplamente o vale e as cidades vizinhas. Na trilha, íngreme, fizemos algumas paradas onde foi ressaltado o processo vivido no ciclo de 6º ao 9º ano. Cada parada representando uma etapa vivida, um processo, uma fase ou um problema a ser superado e a necessidade de seguir adiante…
Chegando ao platô pudemos reconhecer o passado e refletir sobre o futuro. A  percepção do outro, a superação de problemas, o reconhecimento do avanço do grupo, a responsabilidade frente a escolhas conscientes foram temas do debate assim como a necessidade de cada um pensar por sí e fazer escolhas responsáveis.
Partimos então para outra trilha, de maior dificuldade, onde colocamos o grupo em situação de cooperação e ajuda.
Após o lanche, partimos para a consolidação do ritual de passagem… Cada aluno refletiu sobre as expectativas que tem da nova fase de vida e escreveu desejos para sí e para o grupo na nova etapa.

Pioneiros nessa atividade, cada um plantou então uma árvore, adubando com seus desejos a terra e inaugurando no local o Bosque dos Formandos, criando identidade e vínculo de preservação, transformação e continuidade, sendo exemplo e motivação para as séries seguintes que, em seus anos de formatura, passarão pelo mesmo processo.

Refletir para analisar…. Reconhecer para poder avançar…. Desconstruir para reconstruir… Plantar para poder colher…

Foi o que realizamos… lembramos, reconhecemos, desconstruímos, avançamos, reconstruímos e plantamos.

Momento muitíssimo especial!

Cintia, Leandro, Paula e Kiko

Anúncios