Friburgo e sua filosofia na TV Globo

lgim0005Nesta segunda-feira, 9 de março, tivemos a presença da repórter Ana Brito em matéria veiculada ao vivo no Jornal Hoje, da TV Globo.

O tema foi bullying nas escolas. Bullying é um termo inglês, sem tradução exata para o português, e significa uma descriminação, agressão física ou psicológica de um grupo por um determinado indivíduo, e tem como objetivo humilhar e intimidar a vítima. 

O Friburgo foi escolhido para participar da matéria principalmente porque este assunto é bem administrado pelo Colégio e o respeito às diferenças está presente no cotidiano da escola. Além de conviverem diariamente com alunos portadores de necessidades especiais, a partir do 7º ano as aulas de Fisiologia e Comportamento e Orientação Educacional, coordenadas pelo Professor Roberto Trindade, passam a fazer parte do currículo escolar.

O link ao vivo no Jornal Hoje, com a participação da psicóloga Vera Zimmermann, teve apenas 1 minuto e 26 segundos, mas o bate-papo que antecedeu as gravações entre a repórter Ana Brito, a coordenadora Cintia Siqueira, o Coordenador Roberto Trindade e os seis alunos do Fundamental II foi muito significante. A repórter fez várias perguntas aos alunos e cada um pode contribuir com suas próprias experiências e apresentar maneiras diferentes de resolver o problema.lgim00011

Foi muito bom constatar nos depoimentos dos alunos, a confiança e a liberdade que eles têm para conversar sobre os mais variados assuntos com a coordenação da escola. Chegaram a dizer que apesar de haver diálogo aberto com os pais, acreditam que no caso de sofrerem algum tipo de bullying, tentariam primeiramente um entendimento com o “agressor”. Caso não houvesse resultado, comunicariam pessoalmente a coordenação que, segundo eles, agiria rapidamente e de maneira eficaz devido a proximidade que mantém com todos os alunos.

Veja a opinião dos entrevistados:

Flora – 7ºano – “Não é legal discriminar alguém só por ser diferente.”

Murilo – 7º ano – “Nunca passei por uma situação semelhante, mas acho que não é nada legal.”

João Vicente –8º ano – “Não devemos fazer para os outros o que não queremos que façam com a gente.”

Júlia Ferrari – 8º ano – “Lidamos com um problema de bullying em sala de aula e com a ajuda dos amigos e da coordenação conseguimos resolver da melhor maneira possível.”

Laís – 9º ano – “Sinto confiança na coordenação porque estão sempre abertos para diálogos e acredito que podem resolver qualquer problema.”

João Rafael – 9º ano – “Acho que a melhor maneira de resolver esse tipo de problema é conversando.”

Clique aqui e veja algumas fotos.

Clique aqui e assista o vídeo / reportagem no Jornal Hoje.