img_0009As turmas do 5º ano participaram na primeira quinzena de março, do lançamento de um projeto que vai dar o que falar: Marcos do Século XX. Fotos de personalidades e acontecimentos que marcaram o século passado foram apresentadas aos alunos que durante todo o ano letivo vão trabalhar com esse tema nas aulas de História e Geografia. “O objetivo desta primeira atividade foi aguçar a curiosidade e perceber o que sabem sobre o assunto”, conta a professora Kedma, do 5º A.

Com todas as fotos espalhadas, cada um pôde fazer a sua escolha. Depois, em sala de aula, os alunos explicaram para os img_0017colegas e escreveram sobre o porquê de terem selecionado tais fotos. “Muitos reconhecem as personalidades, mas não sabem qual foi a sua importância, outros escolhem as figuras que mais chamam a sua atenção, explica Eliane, professora do 5ºB.

Durante todo o ano, muitos temas serão estudados como: Guerras Mundiais, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e a Bossa Nova, Construção de Brasília, a chegada do Homem à Lua, Ditadura Militar, Diretas Já, Guerra Fria e a queda do dscn2263Muro de Berlim, Bossa Nova, Elvis, Santos Dumont, Hitler e Albert Einstein. “A nossa intenção é levar a criança a perceber que a história não é algo distante dela, que está nos livros, nos filmes, na TV, nos jornais e também no cotidiano, na própria existência e no exercício da cidadania. Nunca um período ofereceu tamanha riqueza de documentação”, conclui a coordenadora Eni Spímpolo.

 

Clique aqui e veja as fotos. Leia abaixo alguns depoimentos dos alunos.

5º ano A

Emi – “Escolhi o Santos Dumont porque ele inventou o avião e contei para os meus amigos o que meus pais falaram sobre a bomba de Hiroshima”.

Heitor – “Peguei a foto da chegada do homem na Lua porque gosto muito do espaço e das espaçonaves”.

Henrique – “Minha mãe tem vários filmes do Chaplin e eu gostei muito da criatividade dele, por fazer um filme de comédia mudo”.

Isabela – “Escolhi a foto do Rock Hudson porque era uma pessoa que eu não conhecia e nunca tinha visto uma foto dele”.

Lara – “O Einstein foi muito importante e famoso e quero saber mais sobre esse cientista”.

Luiz Guilherme – “Eu gosto muito de aviões e foi o Santos Dumont que inventou”.

Maria Clara – “A Carmen Miranda chamou minha atenção, achei ela bonita e engraçada. Acho que ela foi uma grande cantora e atriz”.

Mateus – “Escolhi a foto do nosso planeta visto da Lua. Quero saber mais sobre o mundo em que vivemos”.

 
5º ano B

Fernanda – “Minha mãe coleciona fotos antigas, por isso escolhi a Carmen Miranda. Conheço a foto dela, mas não sei nada sobre sua vida”.

Graziella – “Fui a um museu com minha mãe para conhecer Santos Dumont e quero saber mais sobre ele”.

Guilherme – “Escolhi o Hitler porque quero saber porque ele fez mal para tantas pessoas”.

Isabella – “Quero saber por que antigamente as mulheres não podiam votar por isso escolhi a foto da urna”.

Luisa – “Acho que Einstein foi um cientista maluco e quero saber sobre a vida dele”.

Mariana – “Escolhi o muro de Berlim porque quero saber como foi que ele caiu”.

Vitória – “Escolh o homem na lua porque sempre vejo programas sobre isso com meu pai”.

Ymad – “Escolhi o Elvis porque sempre escuto suas músicas e gosto muito”.

Yuri – “Quero aprender mais sobre o homem na lua”.

