Neste sábado, 21 de março, o Friburgo organizou um evento para receber as famílias de alunos de Ensino Fundamental a Ensino Médio. O maior objetivo foi oferecer aos pais a oportunidade de encontrar o educador e professor da USP Nilson José Machado em uma palestra destinada à reflexão sobre os aspectos significativos da educação hoje e sua relação com autoridade.

Antes da palestra, os pais de alunos do Ensino Fundamental I tiveram um encontro com professores para apresentação das áreas de Artes, Educação Física e Inglês. Os coordenadores apresentaram as propostas para este ano e também falaram sobre a criação dos Núcleos de Artes (Música, Coral, Teatro e Aula de Artes), de Esportes e Educação Física (inclui também as disciplinas Fisiologia e Comportamento e Primeiros Socorros) e de Inglês. Estes três núcleos em breve ganharão um espaço especial no site do Friburgo, com blogs específicos.

Os pais de alunos do Fundamental II e Ensino Médio, divididos por série, se dirigiram para salas de aula onde encontraram os professores dos filhos. Em sistema de rodízio, todos eles se apresentaram e falaram sobre as atividades e peculiaridades de cada disciplina.

Depois de um breve café, mais de cem pessoas tomaram seus lugares no Teatro Grande Otelo para participar da palestra de Nilson Machado. O tema da palestra levou pais e professores a refletir sobre “Educação e Autoridade”. O professor Nilson, um dos criadores do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), durante a semana de planejamento que antecedeu o início das aulas contribuiu para o aprofundamento sobre as imagens que se tem do conhecimento e da aprendizagem. 

Para o dia 21, estava prevista a Festa de Interação que ocorre todos os anos em março.  O Colégio considerou como prioridade a oportunidade da palestra e a apresentação das propostas de trabalho, fazendo desse sábado um momento especial. Por essa razão, a Festa de Interação foi transferida para o dia 25 de abril. Anotem na agenda! Vem aí mais um grande evento do Friburgo!

Clique aqui e veja as fotos!