Calor, muito calor. Não só pelo clima no final do verão, mas principalmente pelo trabalho realizado nas aulas de Ciências com os alunos do 4º ano. É que depois de estudarem Tempo e Clima, as turmas foram convidadas a imaginar que integram uma equipe de televisão produtora de um boletim do tempo. Dividiram-se em duplas e começaram o trabalho.

Inicialmente, analisaram diferentes tipos de registro do tempo atmosférico, observando boletins meteorológicos veiculados em jornais e internet. Com isso, eles conheceram símbolos utilizados para representar diferentes condições do tempo, como a cobertura de nuvens, chuvas e temperaturas máximas e mínimas.

Em seguida, transformaram as informações presentes nos boletins que analisaram e nos jornais do tempo que assistiram na TV, em um texto para ser apresentado em um programa de televisão. Características da linguagem dos boletins meteorológicos foram observadas: essencialmente informativa, clara, direta e impessoal, além de breve.

Depois do produto final pronto, o tempo fechou e deu um enorme frio na barriga dessa turma. Afinal, era o momento de apresentar seu trabalho para as outras classes do Fundamental I.

As duplas ensaiaram bastante e capricharam no visual. E todo o esforço valeu a pena, as apresentações foram um verdadeiro sucesso! E o melhor de tudo, os alunos estão craques no que se refere a clima e tempo.

Clique e veja as fotos.

Anúncios