img_0487Os alunos do 3º ano do Fundamental receberam em sala de aula uma visita muito especial: a diretora Iracy Garcia. Ela participou de um gostoso bate-papo com a turma para contar um pouco da história do Colégio que este ano completa 50 anos. Esta atividade fez parte do projeto de História e Geografia que tem o objetivo de abordar, durante o ano letivo, o registro e resgate de histórias. “Durante o ano os alunos vão preparar um verdadeiro livro de histórias. A primeira página será sobre as suas próprias histórias, depois virão as histórias do cinquentenário do Friburgo, dos índios do Alto Xingu e também a da cidade de São Paulo”, explica a professora Cláudia Giopatto. 

Iracy entrou na sala e tinha muito para contar, afinal em 50 anos o Friburgo colecionou muitas img_0495histórias. Desde a sede no Campo Belo, de 1959 a 1978, a escola foi crescendo. No início só existiam os cursos da Educação infantil, o Fundamental e Médio vieram durante o processo de crescimento. Mas as ideias, revolucionárias para a época, foram trazidas por educadores que acreditavam que os jovens tinham que crescer em meio à democracia e à liberdade.

“De onde veio o nome Friburgo?”, pergunta um dos alunos. “Foi dado devido aos ideais da escola”, contou Iracy. “Afinal, friburgos eram pequenos povoados onde as pessoas tinham liberdade de pensar e se comunicar. E é exatamente essa a nossa filosofia”, concluiu a diretora. A aluna Marcela complementa lembrando dos saguis que periodicamente aparecem por aqui: “Nesta escola também tem a liberdade para os animais”.

A turma ficou surpresa quando Iracy contou que neste espaço de 16 mil m2, onde é o Colégio, existia uma chácara e que diziam que na década de 50 o seu proprietário, um inglês chamado Stanley, recebeu a visita da rainha da Inglaterra.

img_0510A visita terminou empolgante da mesma maneira como começou. Todos queriam falar, perguntar, opinar. Os alunos foram desafiados a identificar os locais de algumas fotos antigas do Colégio. E não é que alguns perceberam direitinho cada um dos espaços, mesmo com tantas mudanças! Essas crianças sempre surpreendem…

E Iracy terminou a conversa (até que eles a encontrem pelo espaço da escola) falando sobre a importância de registrar uma história. “O Friburgo preserva a sua própria natureza, as fotos são muito importantes porque têm histórias para contar e nos ajudam a registrar e identificar todas as mudanças que ocorreram nestes 50 anos”, conclui emocionada, a educadora que participou de 31 anos desta bonita trajetória do Colégio Friburgo.

Depois da visita os alunos escreveram textos contando o que entenderam da história. Leia alguns detalhes destacados pelos alunos:
Sophia – “O Friburgo tentou preservar o máximo de árvores que tinham na chácara”.
Joana – “Tudo começou no quintal da casa de um casal que montou uma escola para os filhos e os amigos dos filhos”.
Marina – “Friburgo significa povoado, aldeia, viver em liberdade”.
Marcelo – “Em 2005 nós nos juntamos com o Costa Braga”.

Descubra e identifique estes locais da escola em fotos tiradas no início do Friburgo nesta unidade.
(Clique na imagem para ampliá-la.)
      

Anúncios