zootardePara complementar o estudo sobre os animais – que vem sendo realizado nas aulas de Ciências desde o início do ano – os alunos visitaram o maior zoológico da América Latina em diversidade de espécies. Durante a visita, olhares atentos procuravam o maior número de informações sobre cada espécie para traçar um comparativo com os dados que coletaram em pesquisas no laboratório de Informática. E foi um trabalho que durou o dia inteiro. Também, não poderia ser diferente, já que o Zôo da capital conta com mais de 3 mil espécies diferentes.

Uma visita ao zoológico torna o aprendizado uma experiência muito interessante. Além de criar um forte vínculo entre as crianças e a natureza, elas podem perceber o comportamento dos animais, seu habitat natural, tipo de alimentação, e também presenciar o seu relacionamento com os semelhantes e com os homens.

Durante todo o ano letivo, os alunos vão entender, por meio de trabalhos como esse, a importância da pesquisa como principal fonte para obter informações. Inclusive, neste projeto de estudo sobre os animais, todo o material coletado vai se transformar em um produto final que será escolhido pelos próprios alunos, com a orientação da professora. “Podemos produzir um livreto com fotos e dados sobre cada animal estudado ou até mesmo produzir um site, tudo vai depender de como a turma vai querer trabalhar”, conta Liloca, a professora responsável pelo projeto.

Clique aqui e veja as fotos dos pesquisadores no Zoológico.