Para finalizar o extenso trabalho sobre os índios das aldeias do Alto Xingu, os alunos do 3º ano do Fundamental foram visitar o Museu do Índio – Centro de Informação da Cultura Indígena, localizado em Embu das Artes.

Os alunos foram recepcionados por Walde-Mar de Andrade e Silva, artista plástico e responsável pela montagem do museu. Walde-Mar também é o escritor do livro Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros – utilizado pelos alunos durante o estudo indígena.

Walde-Mar contou aos pequenos pesquisadores sobre sua história com os índios. Os alunos estavam super preparados para a entrevista para não perder nenhum detalhe deste importante encontro. E o artista tinha mesmo muito para contar, afinal se especializou na arte indígena e depois de conhecer os irmãos Villas Boas, e viver entre os índios no Parque Indígena do Xingu.

E preparados para obter maiores mais informações para o produto final deste projeto, que vem sendo desenvolvido desde o início do ano, os alunos ficaram sabendo um pouco mais sobre os grupos étnicos, seus costumes, crenças, rituais, hábitos alimentares, a vida da comunidade indígena e sua relação com o meio ambiente.

Retornado para a sala de aula, os alunos – divididos em duplas – iniciaram a fase de conclusão do projeto. Todas as curiosidades e descobertas que fizeram sobre a cultura indígena estarão nos produtos finais que já foram escolhidos: a turma da manhã definiu que fará um jogo de percurso, enquanto a turma da tarde vai montar um CD. Aguardem!

Clique aqui e veja as fotos.

Anúncios