IMG_2383Na tarde da quinta-feira, 21 de maio, as turmas do 7º ano e alguns alunos do 2º ano do Ensino Médio, que optaram pelo curso de Linguagem do Desenho dentro do PFTC (Programa de Formação para o Trabalho e Cidadania), fizeram uma visita à galeria Artestudio Mauro Chaves, na Vila Madalena, acompanhados dos professores do Núcleo de Artes do Friburgo.

O objetivo da visita foi conhecer as obras do artista plástico Antonio Peticov, um dos mais importantes nomes da pintura brasileira. Peticov recebeu os alunos e apresentou sua obra, fazendo comentários sobre cada uma e explicando a relação do seu trabalho com os conceitos da Matemática e Geometria.

O artista contou que descobriu a sua vocação aos 12 anos quando pintou seu primeiro quadro abstrato.  Peticov foi para a Inglaterra com 26 anos e depois morou na Itália e Estados Unidos, totalizando 29 anos de convivência fora do Brasil. Seu nome e sua obra são mundialmente reconhecidos pela utilização das cores vivas e tropicais que lembram o nosso país.IMG_2391

 “Satisfaça o seu coração, faça o que gosta e leia muito. Quando cansar de ler, leia mais um pouco. Cada pessoa precisa desenvolver um catálogo de possibilidades para sua vida e a leitura ajuda muito. E não esqueçam nunca de que nossa cabeça é redonda para que as ideias possam mudar de lugar”, aconselhou Peticov para a turma de alunos que o escutava atentamente.

E nesse clima descontraído, Peticov respondeu a diversas perguntas dos alunos e concluiu o encontro citando uma frase de Fernando Pessoa que explica, de certa forma, de onde vem o seu fantástico trabalho: “Deus quer, o homem sonha e a obra nasce”.

Foi, sem dúvida, uma experiência muito produtiva para os alunos e também para os professores que acompanharam a turma, e o reflexo deste encontro certamente poderá ser acompanhado no dia-a-dia de cada um.

Leia alguns depoimentos dos alunos e clique aqui  para ver as fotos.

Lucas – 7º ano – “Achei as obras muito interessantes e bonitas.”

Flora – 7º ano – “Gostei das obras porque são muito vivas, coloridas. Ele explicou coisas que vão muito além das suas obras.”

Alexia – 7º ano – “Foi muito legal da parte dele nos encontrar para conversar. Gostei muito das obras coloridas.”

Vitor – 7º ano – “O que mais chamou a minha atenção foi a criatividade dele.”

Raissa – 2º EM – “Gosto muito de arte. Quando soube que viríamos até aqui e que encontraríamos o artista fui logo pesquisar na Internet. Entrei no site do Peticov para conhecer um pouco mais da sua obra. Foi muito legal poder ver os trabalhos e melhor ainda poder falar com ele.”

Beatriz – 2º EM – “Achei o Peticov muito legal, uma pessoa humilde. O encontro foi ótimo e ele nos explicou muito sobre o seu trabalho.”

Elisa – 2º EM – “Ele fez questão de saber a nossa opinião sobre as suas obras. E isso foi muito bom!”

Anúncios