Digitalizar0008Alunos do Fundamental I se envolveram, durante a primeira semana de junho, com o tema que, além de fazer parte do dia-a-dia do Friburgo, tem sido a cada dia mais importante para todos: a preservação do planeta.

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente (5 de junho) todas as classes participaram de atividades especiais depois da leitura de um texto com 10 dicas de como podemos contribuir com o meio ambiente: levar sacolas reutilizáveis ao supermercado, andar a pé, de bicicleta e praticar a carona solidária, utilizar caneca ao invés de copos descartáveis, economizar água e energia elétrica, fazer a separação do lixo, entre outras coisas.

Pequenas atitudes como escovar os dentes com a torneira fechada podem significar uma economia de mais de 10 litros de água. E o melhor de tudo, é que os nossos alunos já têm esta consciência desde pequenos.

Depois da elaboração de textos e desenhos demonstrando o que cada um faz para contribuir com a preservação, os alunos levaram o material para casa para conversar com as famílias sobre as possíveis mudanças de atitude que podem ter e que vão significar uma contribuição ainda maior.

As turmas do 3º ano escolheram os melhores trabalhos e foram apresentá-los nas salas dos colegas de 2º, 4º e 5º anos. Veja abaixo alguns destes trabalhos. Clique na imagem para ampliá-la.

Digitalizar0004 Digitalizar0005 Digitalizar0006 Digitalizar0007 Digitalizar0008 Digitalizar0011 Digitalizar0013 Digitalizar0015 Digitalizar0016 Digitalizar0017  Digitalizar0020 Digitalizar0019

Leia a opinião de algumas famílias que participaram da atividade.

Família Fioretti
Laura – 3º ano B
O meu pai acha que todas as coisas que pudemos fazer para preservar o meio ambiente são muito importantes, porque nós dependemos dele para nossa qualidade de vida.
A mamãe acha que devemos nos preocupar com a produção de lixo desnecessário, diminuindo o consumo e reciclando o lixo. Em nossa casa nós utilizamos caixas de papelão para trazer as compras.
A Julia acha que o meio ambiente é muito importante e devemos cuidar dele com muita preocupação para que o mundo não seja cinza. E ela inventou uma frase para colaborar com isso: Meio ambiente não, inteiro ambiente, sim!

Família Cerdeira
Caio – 3º ano B
O que fazemos em casa para poupar energia e ajudar o planeta.
1- Evitamos deixar a torneira aberta quando escovamos os dentes e ficar muito tempo no banho.
2- Costumamos reutilizar os papéis para escrever e desenhar.
3 – Utilizamos várias lâmpadas economizadoras de energia nos quartos, na sala e na cozinha.
4- Os dois carros que temos são movidos a álcool, portanto não usam petróleo.
5- Vou voltar a levar frutas para o lanche na escola.

Gostei muito das dicas de pegar carona e deixar os aparelhos eletrônicos fora das tomadas.

Família Menegon
Mariana – 3º ano B
Opinião do pai: Achei o texto muito bom, porque ele dá dicas simples para ajudarmos a cuidar melhor da nossa casa, Terra.
Opinião da mãe: é legal saber que medidas simples podem ajudar o planeta.
Opinião do irmão: Eu acho legal que outras pessoas se preocupando com o planeta.
Minha opinião: Eu acho muito legal porque fala algumas dicas do que podemos fazer para melhorar a Terra.