IMG_2566Nos dias 15 e 16 de junho, os alunos do 5º ano tiveram a oportunidade de entrevistar e ouvir o testemunho de D. Kyra Siliverstov. Essa simpática senhora nasceu na Hungria em 1934 (um ano após a ascensão de Hitler ao poder) e viveu os horrores da guerra em Budapeste e em Viena de 1939 a 1945. O testemunho vivo de uma pessoa cuja família foi perseguida pelos soviéticos por ser de origem alemã e que viveu na vizinhança de um campo de concentração nazista aproximou as crianças dos fatos históricos estudados.

Com muito bom humor e carisma, D. Kyra deixou-nos uma lição de vida: “Não importam as circunstâncias, a dificuldade é a gente que faz, por isso não devemos simplesmente esperar ajuda, mas fazer a nossa parte.”
A mensagem de esperança e otimismo que ela nos deixou ficará em nossa memória. “Foi uma rica experiência para os alunos que ficaram atentos a todas as explicações e fizeram muitas perguntas”, contou a coordenadora Eni.

Agradecemos a aluna Graziella do 5º B e sua mãe pela indicação e contato com Kyra Siliverstov.

A transcrição e edição da entrevista poderão ser conferidas, em agosto, no site do Friburgo.

DSC00400Clique aqui e veja fotos da visita e também dos alunos em atividade no Laboratório de Informática utilizando uma apresentação especial para entender todas as etapas da II Guerra Mundial. Veja aqui a apresentação.

Anúncios