Imagem2Durante as aulas do 2º ano do Fundamental, os alunos aprendem a desenvolver o raciocínio para resolver situações-problema de matemática e também a respeitar a opinião dos amigos e trocar conhecimentos.

“As situações-problema tornam significativo o saber matemático. Para solucioná-las os alunos utilizam estratégias próprias que são registradas através de desenhos e do uso da linguagem matemática. Diferentes maneiras são encontradas para se obter o resultado da situação, ou seja, cada criança encontra sua própria maneira de representá-la. Essas maneiras são socializadas por elas, contribuindo para a evolução de todo o grupo”, explica a professora Liloca.

Durante o primeiro semestre foram propostos diversos desafios utilizando jogos e situações-problema, com o objetivo de fazer as crianças formularem procedimentos de cálculos e estratégias pessoais de resolução, além de trocarem experiências. Socializar as diferentes estratégias possibilita a reflexão e a construção de novos conhecimentos.

Os resultados são excelentes e a explicação só pode estar na maneira como o aluno passa a se relacionar com a Matemática, considerando-a um desafio e não uma atividade mecânica.

Clique aqui e leia o relatório completo da atividade e veja as imagens.

Anúncios