Imagem 047Durante o primeiro semestre os alunos do 3º ano do Fundamental trabalharam com o milenar quebra-cabeça chinês chamado Tangran. Formado por sete peças geomátricas, sendo cinco triângulos, um quadrado e um paralelogramo, jogo onde o grande objetivo é formar diferentes figuras utilizando todas as peças.

Mesmo nos horários de intervalo alunos podiam ser encontrados em grupos, vendo o livro com mais de mil figuras que foi utilizado durante o projeto e realizando a montagem das figuras.

Na última semana de aula a turma teve uma agradável surpresa para encerrar com chave de ouro o trabalho de Matemática: a visita de Carmem Flores.

Imagem 040Carmem, indicada pela mãe do aluno Artur, do 3ºA, veio até o Friburgo para contar a história do Tangran com música e a montagem de muitas figuras incríveis. Depois da apresentação, Carmem realizou com os alunos uma oficina com peças gigantes, contando a história de um guerreiro chinês. Todos os personagens foram montados com as peças do quebra-cabeça formando grandes painéis.

Logo depois da divertida apresentação, Carmem desafiou os alunos a realizarem a montagem de diferentes figuras. E afiados como estavam o resultado não poderia ter sido melhor!

Clique aqui e veja a galeria de fotos.