palestras 010Depois das férias prolongadas o reencontro sempre é motivo de alegria revendo amigos e professores e com muitas histórias para contar. Desta vez, uma preocupação tomou conta de todos: a gripe Influenza H1N1.

Para poder receber os alunos com o máximo de segurança, a escola e seus funcionários também se prepararam para este importante momento. Estudos, debates, palestras foram realizados a fim de apresentar a organização e a segurança necessárias e desejadas para o trabalho.

palestras 007Neste primeiro dia de aula, todos os alunos do Fundamental I e II tiveram uma palestra com a professora Ana Maria que falou sobre a pandemia da nova gripe, orientou e alertou a turma. Todos aprenderam a maneira correta de fazer a higienização nas mãos com água e sabão, e também como utilizar o álcool gel. “O álcool utilizado para limpeza precisa ser sempre 70% e não 90% como o mais fácil de ser encontrado em supermercados. Esse evapora muito rápido não dando tempo para agir destruindo vírus e bactérias”, explicou a professora.

Informamos que a escola formou uma Brigada Contra a Gripe composta pelos professores Ana Maria Alegretti (Ciências), Carl Heinz Gütschow (Biologia) e Roberto Trindade (Educação Física e Fisiologia). Esse grupo é responsável pela orientação específica de procedimentos a serem mantidos ou alterados, de acordo com os desdobramentos que ocorrerem. Sempre que necessário o grupo será assessorado por profissionais da saúde e contam com todo o apoio dos profissionais do Friburgo e Casinha Pequenina.

palestras 023ALGUNS PROCEDIMENTOS DA ESCOLA:
1. No 1º e no 2º dia de aula estão programadas palestras e atividades esclarecedoras de medidas preventivas em relação à Gripe A (H1N1) para os alunos.
2. Estarão disponíveis álcool gel e lenços de papel em todas as salas de aula, ambientes de trabalho, portarias, cantina, etc.
3. Cartazes de orientação serão afixados no espaço.
4. Adaptação dos bebedouros para o uso exclusivo de copos descartáveis.
5. Os telefones públicos serão cobertos para impedir o uso. Ligações necessárias para casa serão feitas através do C.A.
6. Portas e janelas das salas permanecerão abertas.
7. Máscaras estarão disponíveis somente no C.A para quem apresentar algum dos sintomas da gripe.  Os pais serão avisados imediatamente caso isso ocorra.
Orientamos que os alunos que estejam sendo medicados com antibióticos ou que apresentem sintomas como febre, tosse, coriza, mesmo que leves, não compareçam à escola. Se os sintomas ocorrerem na escola o aluno será encaminhado para casa e a família deverá consultar o pediatra. Se confirmado um caso de gripe A, a escola deve ser imediatamente notificada e o retorno do aluno às aulas será determinado pelo médico através de atestado.

palestras 022ORIENTAÇÕES BÁSICAS AOS ALUNOS DE ACORDO COM O MINISTÉRIO DA SAÚDE:
1. Tenham o “kit-gripe”: potinho de álcool gel e lenços de papel, apesar de existir esse kit nas salas; podem trazer também sua garrafinha de água;
2. Não compartilhem lanche, material escolar ou outros objetos com amigos e colegas;
3. Evitem cumprimentar com beijo ou aperto de mão;
4. Lavem frequentemente as mãos com água e sabão após tossir, espirrar, ir ao banheiro, antes de comer, antes de tocar os olhos, boca ou nariz;
5. Não toquem olhos, boca ou nariz após contato com superfícies (mesas, cadeiras, brinquedos, maçanetas de portas, etc.);
6. Protejam sempre, com lenços de papel, a boca e o nariz, ao tossir ou espirrar;
7. Mantenham hábitos saudáveis: alimentação balanceada, ingestão de líquidos e prática de atividade física.

Anúncios