IMG_5657No dia 20 de outubro, o Friburgo teve a grande satisfação de receber o poeta amazonense Thiago de Mello para inaugurar a placa da biblioteca, que a partir de hoje leva seu nome. Isto porque o poeta teve seu nome escolhido por alunos, pais, funcionários e toda a Comunidade Friburgo em uma eleição realizada na Semana do Livro de 2008.

O poeta – conhecido internacionalmente por sua luta em prol dos direitos humanos, da paz mundial e principalmente pela preservação do meio ambiente e da Amazônia, sua terra natal – participou de encontros com todos os alunos do Friburgo.

IMG_5625Primeiramente, em frente à biblioteca, os alunos do Fundamental I leram seus poemas elaborados parafraseando o “Os Estatutos do Homem”, de autoria de Thiago de Mello. Logo depois, cantaram o hino nacional e participaram da inauguração da placa com o nome da biblioteca. Thiago aproveitou para autografar as suas obras que fazem parte do acervo da Biblioteca do Friburgo.

IMG_5699No teatro, foi aplaudido em pé por todos os alunos do Fundamental II. Antes da homenagem feita pelos alunos que declamaram seu mais famoso poema, Thiago conversou com a turma sobre a importância dos temas que fazem parte do poema “Os Estatuto do Homem”, como respeito à natureza e ao ser humano. Clique aqui para ler o poema.

No final, ainda se encontrou com as turmas do Ensino Médio e falou muito sobre a Amazônia e a importância de preservá-la. Além do respeito ao meio ambiente, Thiago deixou para os alunos algumas palavras fundamentais para a vida como solidariedade, igualdade, amor e esperança.

A visita do poeta marcou o início da Mostra de Artes “Articulando”, que terá cinco dias de atividades culturais como oficinas, mesa redonda, apresentações musicais e teatrais, além da exposição de trabalhos dos alunos.

Foi uma manhã inesquecível e que, certamente, entra para a história das comemorações especiais do cinquentenário do Colégio. 

Clique aqui e veja a galeria de fotos.

Anúncios