Imagem 056Para encerrar o trabalho realizado no segundo trimestre sobre a água, os alunos do 2ºA receberam a visita do professor Roberto Trindade, pai do aluno Pedro, instrutor de mergulho e coordenador do Núcleo de Esportes do Friburgo.

O encontro possibilitou condições significativas de aprendizagem, colaborou com muitas novidades e curiosidades, além de rever importantes conceitos como empuxo e flutuabilidade estudados, reforçando atitudes de preservação ambiental.

Antes da palestra, os alunos se prepararam muito bem. Leram textos sobre naufrágios, técnicas de registros de observações feitas por arqueólogos e ainda uma entrevista com o navegador Amyr klink. A partir daí, elaboraram várias perguntas.

Trindade falou sobre mergulho e patrimônio cultural subaquático brasileiro. Explicou que se houver um tesouro dentro de um navio naufragado ele é um bem cultural, sem valor material. Se um mergulhador resgata qualquer peça vendável submersa ele não é um arqueólogo e não está praticando a arqueologia. “Ele está apenas usando um bem comum, em benefício próprio, sem pensar no uso científico e cultural desse bem”, conclui o mergulhador.

Para a professora Liloca, o encontro foi um momento de grande envolvimento e, sem dúvida, muitos saberes e trocas de aprendizado.

Clique aqui e veja as fotos.