Os Contos Populares (popularmente chamados de “Causos”) povoaram a sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental no último semestre do ano. As narrativas populares, de temáticas fantásticas, inusitadas e divertidas, que pertencem à tradição oral foram abordadas utilizando todos os recursos disponíveis no Colégio desde uma roda de histórias na biblioteca até a tecnologia proporcionada pela lousa digital na sala multimídia. E desta forma, forma estudados os valores históricos dos contos, que unem gerações e povos distantes no tempo e no espaço.

Os contos conseguem conversar com a gente como se nos conhecessem ou fossem nossos amigos. Essa foi a intimidade que procuramos passar para as crianças: A história diverte? Emociona? Dá aquele friozinho na barriga?
É fundamental ler sempre para os alunos bons textos, tendo como objetivo ampliar o repertório literário, construir o gosto pela leitura e fazer com que, ao longo do caminho, as crianças se aproximem cada vez mais das características de cada gênero.

A proposta deste trabalho foi fazer com que os alunos conhecessem diversos contos populares, soubessem recontá-los, oralmente e através de reescritas, e que sentissem prazer pela leitura desse tipo de texto, valorizando assim a tradição oral.

Anúncios