Depois de trabalhar em sala de aula sobre o tema Biodiversidade os alunos iniciaram um intenso trabalho de pesquisa. No laboratório de Informática, na biblioteca e até mesmo em casa, os alunos recolheram todas as informações possíveis sobre o tema escolhido pela Assembléia Geral das Nações Unidas para representar o ano de 2010.

Este é um momento de reflexão. Precisamos pensar na preservação porque também fazemos parte deste meio ambiente. E não poderia ser diferente, afinal temos que mudar este quadro e moramos no país que possui a maior biodiversidade do planeta.

Com a pesquisa a turma do 5º ano leu e descobriu muitas coisas. Mas juntamente com as informações surgiram muitas dúvidas. Para solucioná-las o Prof. Carl, responsável pelas aulas de Biologia do Ensino Médio, foi convidado para um encontro especial onde responderia todas as perguntas dos alunos, que antecipadamente relataram para o professor.

Entre os assuntos mais comentados estavam o sagui e a questão do pulmão do mundo. Todos dizem que a Amazônia é o pulmão do mundo, mas segundo o professor Carl, a floresta está em equilíbrio. Ou seja, a quantidade que ela produz de oxigênio é consumida pelos próprios organismos da floresta. Por esta razão o correto é dizer que os pulmões do mundo são os oceanos porque todos os microorganismos produzem oxigênio.

Quanto ao sagui, este simpático animal que vive aparecendo pelo espaço do Colégio, Carl contou que ele é um bio-indicador. “Ele mostra que o local está em perfeitas condições para sobrevivência dos animais. Por isso devemos ficar felizes com a sua presença no espaço do Friburgo. Mas não podemos alimentá-los. Os saguis só podem se alimentar com os frutos do local e que estão habituados, caso contrário podem até morrer”, alertou o professor durante a palestra.
 
O encontro foi muito produtivo e antes mesmo de terminar já estava com data marcada para ser repetido. Realmente o assunto é extremamente importante e abrange muitas informações. Uma única palestra não deu conta da curiosidade e da “fome de saber” desta turminha cheia de perguntas.

Veja algumas perguntas que fizeram parte da lista elaborada pelos alunos:
– Por que a Unesco escolheu este tema para o Ano Internacional de 2010?
– Quais os seres que podem ajudar a combater o aquecimento global?
– Como o aquecimento global interfere na biodiversidade?
– É verdade que a Amazônia não é o pulmão do mundo?
– O que além do homem interfere na biodiversidade?
– Como os animais microscópicos são descobertos?
– O desmatamento e a poluição estão mudando o que na biodiversidade?
– Por que todas as partes da biodiversidade são importantes para completá-la?
– Quantas espécies de animais, plantas e microorganismos são conhecidos aproximadamente?
– O clima interfere na biodiversidade?
– Quais plantas marinhas produzem oxigênio?
– Por que a biodiversidade é um sistema em constante evolução?
– Os microorganismos ao considerados bactérias?

Em breve outro encontro acontecerá e mais perguntas serão respondidas, e certamente outras tantas surgirão. Afinal, esta turma está entusiasmada com o assunto e poderá, futuramente, fazer toda a diferença.