Na sexta-feira, 12/03, os alunos do 5º e 6º anos tiveram um encontro com o professor de Geografia do Fundamental II, Leandro Duarte, para falar sobre a dinâmica da Terra e os recentes terremotos no Chile, Haiti e Turquia.

O tema é assunto dos noticiários e para os alunos do 6º ano é matéria nas aulas de Geografia. A curiosidade sobre as razões dos terremotos é muito grande, por isso, esta palestra foi agendada e os alunos se prepararam muito bem antes.

Cada um enviou uma pergunta para que o professor pudesse responder durante o encontro. Leandro falou desde o início do universo com o Big-bang, as camadas da Terra e contou que os encontros das diferentes placas tectônicas ao redor do nosso planeta, formam as cordilheiras como os Andes e Himalaia, são responsáveis pelos 75% de vulcões que formam o Círculo de Fogo e também sobre as incidências de terremotos e tsunamis.

“O Japão é o país que mais utiliza a tecnologia nas suas construções para evitar tragédias ocorridas por terremotos. Isso porque está localizado entre três placas tectônicas e é o lugar onde mais ocorrem terremotos. O Chile, que sofreu o pior terremoto da história, em 1960, chegando na marca de 9,5 na escala Richter, passou a adotar as mesmas tecnologias e normas de construção do Japão. Por esta razão, este ano a tragédia no Chile não foi pior”, explicou Leandro.

O assunto é tão interessante que mesmo depois de responder a todas as perguntas elaboradas antecipadamente pelos alunos, as questões pareciam não ter fim. Até mesmo alguns pais ficaram interessados e enviaram perguntas pelos seus filhos.

Clique aqui e veja as fotos.

Anúncios