Hoje é dia de lembrar de como nós dependemos da água. Agora, neste difícil momento do planeta, é ela quem dependerá de nós, do nosso comportamento e atitudes. Afinal se torna cada vez mais um bem esgotável, item de luxo e de guerra em muitos lugares do mundo. Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), se o desperdício desenfreado continuar, em 2025 duas a cada três pessoas no mundo não terão água para beber. Veja quanto gastamos no nosso dia a dia e tente economizar ao máximo.

Dicas importantes:
– Podemos gastar até 12 litros de água para escovar os dentes se deixarmos a torneira aberta por aproximadamente 5 minutos. Essa quantidade de água seria suficiente para uma pessoa beber por seis dias. Por isso, só abra a torneira quando for necessário.
– Uma torneira pingando durante todo o dia pode gastar até 40 litros de água. Então, se perceber vazamento procure rapidamente um encanador.
– Um dos recordistas de consumo no Brasil é o chuveiro. Banho é uma delícia e faz bem à saúde, mas 15 minutos de uma bela ducha podem chegar ao gasto de 135 litros de água.
– Lavar o carro durante 30 minutos consome de 200 a 500 litros de água. Um absurdo! Podemos fazer o mesmo utilizando quatro baldes de 10 litros, consumindo assim 40 litros.
– Para lavar a louça, retire primeiro todo o resto de alimento dos pratos e panelas e encha a cuba da pia até a metade. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Encha novamente a cuba e enxágüe. 

Vamos colaborar com o planeta, e com o nosso futuro, e economizar água sempre que pudermos. Não deixe a torneira pingando, não jogue lixo no vaso sanitário, não faça da mangueira uma vassoura hidráulica, acumule as roupas para lavar de uma só vez tanto no tanque quanto na máquina. Evite desperdícios. Faça a sua parte!

Você quer saber a quantidade de água que consome diariamente? Este link da Sabesp é muito legal e você pode fazer uma simulação do consumo em cada parte da sua casa. Clique aqui.

Anúncios