No mês de março, os alunos do 3º ano do Fundamental tiveram um encontro especial com a nutricionista Mônica Martins, mãe da aluna Luisa do 3ºB.

Mônica fez uma apresentação mostrando para a turma a roda de alimentos, indicando a importância de todos os nutrientes para o bom funcionamento do nosso organismo. “Imaginem que o corpo humano é uma casa. Ela precisa de tijolos, cimento e diferentes condutores, assim como nós precisamos de carboidratos, proteínas, gordura, vitaminas e minerais. Por isso, precisamos de uma alimentação balanceada”, explicou a nutricionista.

Logo depois, Mônica falou sobre a alimentação dos índios, seus utensílios, armazenamento e conservação dos alimentos. Afinal, “Os índios do Alto Xingu” é o tema do projeto do 3º ano e no dia 27 de abril, os alunos poderão comprovar o que aprenderam na visita que será feita na Toca da Raposa para conhecer uma aldeia da tribo Kuikurus.

“A base da alimentação indígena é bem diferente da que estamos acostumados. Mandioca e milho são utilizados de diversas formas, como tapioca, beiju, pirão, curau e pamonha. Além de frutas, verduras, raízes e legumes, os índios também se alimentam de peixes e carne de animais que são caçados”, contou Mônica.

No final do encontro a nutricionista lançou um desafio para a turma: os índios escovam os dentes? Se eles não têm escova e creme dental como fazem a higienização?
Mônica contou que os índios utilizam uma folha chamada juá para limpar os dentes. Esta folha é abrasiva e é utiliza até mesmo em alguns cremes dentais à venda no mercado. Isso sem contar que os índios não consomem açúcar e, por isso, não têm cáries.

O encontro foi muito enriquecedor para a turminha que não queria parar de fazer perguntas para nossa convidada. Agradecemos a Mônica Martins pela atenção e interesse em participar deste projeto.

Clique aqui e veja as fotos.