Neste semestre os alunos do 3ºano estão trabalhando com cartas, bilhetes e convites, nas aulas de Português. Este gênero literário tem agradado muito esta turminha que além de fazer a leitura compartilhada do livro “1001 Fantasmas”, de Heloisa Prieto, tem procurado na biblioteca outros livros. Algumas boas dicas de literatura em estilo de cartas ficam por conta da bibliotecária Mônica Blum: “Diário das Façanhas do Lobinho”, “O Carteiro Chegou”, “As Cartas de Ronroroso” e “A Incrível Aventura da Tia Dot”. Vale a pena fazer uma visita à Biblioteca Thiago de Melo e descobrir outros livros que têm suas histórias contadas por meio de cartas.

Em tempos modernos, onde a tecnologia está sempre a serviço de todos, trabalhar com cartas é uma maneira de resgatar este estilo de comunicação que fez parte de momentos importantes da nossa história desde o descobrimento do Brasil, com carta de Pero Vaz de Caminha.

Depois de escrever uma carta para uma pessoa escolhida – entre amigos e familiares –  cada aluno cuidou de todos os detalhes importantes: destinatário, remetente, endereços e CEP, e selo. Para entender todo o processo de postagem a turma visitou a agência dos Correios da Avenida João Dias. Com suas cartas em mãos, os alunos puderam acompanhar todas as etapas. Na sequência ainda deram um ajuda no setor de triagem das correspondências. Foi uma experiência e tanto!

Agora é só aguardar! Clique aqui e veja algumas fotos das atividades.

Aproveite este tema para escrever agora uma carta para aquela pessoa especial. A sensação de escrever contando as novidades é muito boa, mas é ainda melhor esperar pela resposta!

Anúncios