No dia 27 de maio, a pedagoga e coordenadora Letícia Bechara, da Trevisan Escola de Negócios, esteve no Friburgo para falar com alunos do Ensino Médio. Os temas abordados nas palestras foram: vestibular, faculdades, cursos oferecidos e carreiras em alta. Mas o enfoque foi diferente para cada turma.

Os alunos do 1º ano, primeiramente, precisam definir quais carreiras querem seguir. Para isso, precisam conhecer todas as opções existentes, pesquisar bem cada uma delas e começar a associar sonho, satisfação, habilidade e retorno financeiro. “Esta é a melhor maneira de começar a se preparar para o futuro”, garante Letícia.

A turma do 2º ano escutou sobre as carreiras mais promissoras, cursos disponíveis nestas áreas e a atuação no mercado de trabalho. “Também é muito importante analisar quais são seus pontos fortes e quais são os mais fracos, para acertar na escolha”, explicou a palestrante.

No 3º ano, a maioria dos alunos já definiu os vestibulares que vão prestar. Mesmo assim, uma outra dúvida pode aparecer durante o percurso: a definição da faculdade. Como escolher a faculdade que mais combina com o que você quer? Para responder esta questão Letícia deu algumas dicas para os vestibulandos que devem ser levadas em conta. O aluno deve classificar os itens abaixo por grau de importância. Desta forma conseguirá definir qual se ajusta melhor as suas exigências.

– Programa Acadêmico
– Tamanho da Faculdade
– Custos
– Bolsa de estudo/financiamento
– Localização
– Reconhecida pelo mercado
– Reputação da faculdade
– Possibilidade de Intercâmbio
– Programas Esportivos
– Tipo de Escola: Pública/Privada
– Atividades extras oferecidas
– Empresa Júnior

No encerramento das palestras Letícia fez questão de salientar para todos os alunos que precisam aproveitar ao máximo o Ensino Médio, as aulas e os professores, aperfeiçoar a língua inglesa – item cada vez mais fundamental-, garantir boas notas no colégio, ler jornais e revistas e estar interado e com opinião formada sobre os principais acontecimentos da atualidade, além de visitar e participar de eventos promovidos pelas faculdades.

Foi um dia cheio de informações importantes e que, certamente, ajudarão os alunos nesta fase.

Clique abaixo e veja as apresentações feitas para os alunos.

Carreiras em alta
Como me preparar para o futuro?
Prepare-se para faculdade