Projetos e atividades que têm o meio ambiente como foco principal fazem parte da rotina dos alunos do Friburgo, afinal, o Colégio prioriza não só o contato com a natureza como também uma grande preocupação com a sua preservação. Mas, para marcar a Semana do Meio Ambiente, recebemos um convidado mais do que especial neste dia 9 de junho.

Ricardo Young, empresário, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), da Presidência da República, até dezembro de 2006, fundador do Instituto Ethos, conselheiro de organizações em Amsterdã, Londres e Zurich, e com uma carreira de envolvimento profundo com as questões ambientais, veio falar especialmente com alunos do 9º ano e com as turmas do Ensino Médio. Ricardo também é candidato ao senado pelo Partido Verde nas eleições deste ano.

O diretor Ciro de Figueiredo, que também participou do evento, disse se sentir orgulhoso, porque entre tantas qualidades do palestrante, uma delas é especial: “Ricardo teve seus quatro filhos estudando no Friburgo. É um batalhador e um homem muito ativo na política e nas questões ambientais”, apresentou o diretor do Friburgo.

Ricardo contou que resolveu aceitar o desafio de se candidatar, pela primeira vez, a um cargo político porque agora é o momento da sociedade brasileira se mexer para modificar a situação do planeta. A palestra girou em torno de uma famosa frase do escritor irlandês George Bernard Shaw – “Alguns homens vêem as coisas como são, e dizem ‘Por quê?’ Eu sonho com as coisas que nunca foram e digo ‘Por que não ?’”

O palestrante fez questão de frisar a importância de pensarmos no futuro do planeta, adotando um comportamento sustentável que garanta que as gerações futuras tenham as mesmas condições de vida que as gerações atuais. “Nosso futuro pode ser muito diferente, com grandes oportunidades de desenvolvimento pessoal e tecnológico, mas temos que repensar nossos atos, e nosso consumo. Como disse o grande Gandhi ‘Seja a mudança que você quer ver no mundo’. Essa é a frase que devemos seguir para conseguir um mundo melhor”, explica Ricardo.

Após a palestra foi aberto espaço para perguntas e colocações dos alunos. Lucas Campos, do 2º ano do Ensino Médio, se levantou, pegou o microfone e, mesmo assumindo estar um pouco nervoso perante a plateia, disse: “O ser humano tem uma capacidade enorme para elaborar coisas e por esta razão também é capaz de modificar o mundo em que vivemos. Eu estou fazendo a minha parte e espero que todos também façam”. Neste momento o teatro inteiro aplaudiu o que deve ser o pensamento e atitude de todos nós.

Ricardo Young destacou dois elementos muito importantes na fala do aluno Lucas. “Primeiramente é preciso existir a solidariedade entre as diferentes gerações, e depois todos precisam ter muita esperança em dias melhores porque temos a capacidade de superar as dificuldades que estamos vivendo”, encerrou o palestrante.

Os alunos do Fundamental I também foram a fundo neste tema nas aulas de Artes, produzindo um material muito bonito que foi exposto na entrada da escola e a turma do curso Oficina Literária, do Período Ampliado, preparou poemas. Um deles feito pelos alunos Max, Manuela e Laura do 4ºB, com o título “Meio Ambiente, não. Ambiente inteiro, sim!” foi lido por alunos do 2º ano na abertura da palestra de Ricardo Young e foram muito aplaudidos.

Clique aqui para ler o poema e veja também as fotos dos trabalhos.

Anúncios