Como é do conhecimento da maioria, o Colégio Friburgo possui uma extensa área na Serra do Japi, no município de Cabreúva. Esse espaço, localizado em uma APA – área de preservação ambiental – se constitui em uma extensão preciosa da sala de aula, possibilitando inúmeras articulações com os conteúdos das diversas disciplinas e com os projetos de série que são desenvolvidos no Ensino Fundamental II.
Um deles é o Limites e Fronteiras, projeto do 8º ano, articulado pela disciplina de Geografia e complementado pela disciplina de Educação Física.
No final de maio, os alunos do 8º ano realizaram, nessa área, a atividade de fechamento desse projeto. O trabalho foi riquíssimo!
No que se refere ao projeto propriamente dito, objetivos alcançados em sua plenitude. Os alunos conseguiram observar os diversos tipos de fronteiras, identificando, fotografando e registrando cada uma delas no seu próprio ambiente. O professor Leandro foi complementando com explicações e orientações no sentido de identificá-las com propriedade. Ao final do dia, Bruno propôs ao grupo um jogo que misturava alguns dos jogos elaborados pelos alunos, envolvendo os conceitos trabalhados. Todos, sem exceção, participaram! Alunos e professores! Em clima de descontração, cooperação e saudável competitividade, uma grande integração foi promovida. 

Permeando essas duas atividades principais, uma trilha – com caracterização do bioma – e um “rappelzinho” foram as atividades executadas.
Sem dúvida, inúmeras aprendizagens!
O compromisso, a responsabilidade e o envolvimento dos alunos foi grande. Foi muito gratificante observá-los em outro ambiente e agindo com maturidade. A colaboração, a cooperação e a atenção estiveram presentes em todos os momentos.

O resultado superou as nossas expectativas!
Parabéns 8º ano!!! Que venha o PETAR!!!

Cintia

Clique aqui e veja a galeria de fotos.