Depois de todo semestre estudando sobre o povo indígena, seus costumes e cultura, histórias, e toda influência que exerceram em nossas vidas, os alunos do 3º A escolheram como produto final fazer uma apresentação utilizando fantoches.

O teatro de fantoches foi apresentado para toda a turma e também para os alunos do 2º ano da manhã que fizeram parte da platéia bem animada. A janela da sala de aula foi transformada em palco para esta celebração.

As histórias contadas pelos alunos no teatro de fantoches foram feitas baseadas no livro “Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros”, de Walde-Mar de Andrade e Silva, artista plástico e escritor que conheceram quando visitaram o Museu do Índio, em Embu.

Uma delas foi a lenda do Tucumã e outra a do Homem Chuva. O terceiro grupo decidiu fazer uma história com dados coletados durante a pesquisa e falaram sobre o Quarup e o modo de vida dos índios.

O aluno Marc contou que leram o texto do livro e depois escolheram quais seriam os personagens. Depois fizeram os fantoches durante as aulas. Para Giulia foi divertido combinar com seus colegas quem faria cada um dos fantoches da história.

Para alguns era importante prestar muita atenção ao que estava sendo contado para que seus fantoches aparecessem na hora certa. Para outros a atenção tinha que ser na hora da leitura. “Eu escolhi ler a história porque acho muito legal”, contou o narrador Natan.

Depois de terminada a apresentação e concluído o Projeto Índios do Alto Xingu os alunos contaram quais foram as atividades que mais gostaram desde o início deste trabalho. Para o grupo do João L. o momento mais importante foi visitar o Museu do Índio, os amigos do Felipe C. gostaram muito de conversar com o escritor Walde-Mar e descobrir tantas coisas novas. A turma da Rebeca foi unânime em dizer que o melhor do projeto foi poder conhecer os índios Kuikurus, no sítio Toca da Raposa, e assistir suas danças e lutas.

E assim, ficam as lembranças e todos os ensinamentos sobre este povo tão importante para a história do nosso país.

Clique aqui e veja os artistas em ação.
Anúncios