No sábado, o Colégio Friburgo recepcionou alunos de 9º ano ao 3º do Ensino Médio para uma manhã muito especial. Todos tiveram a oportunidade de conhecer as diferentes áreas, cursos e faculdades, mercado de trabalho e o dia a dia das mais variadas profissões.

“O objetivo do Friburgo é oferecer o evento como um suporte para este momento tão especial na vida dos jovens”, explicou, em sua apresentação, o diretor José Carlos.

Este projeto envolveu toda a direção, a coordenação pedagógica e também os professores. Paula Napolitano, orientadora profissional que participa de encontros periódicos com toda a turma, deu sua contribuição falando sobre o mercado de trabalho e a importância de escolher o curso certo, afinal segundo dados apresentados, mais de 40% dos estudantes desistem do curso escolhido por falta de conhecimento e informação.

O primeiro momento aconteceu no teatro (que estava lotado) onde os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o psicólogo e orientador Tiago Tamborini. Em sua palestra, Tiago falou sobre as atitudes que levam ao sucesso e sobre a construção do projeto de vida de cada um. Tamborini conseguiu atingir os alunos que saíram do teatro prontos para se conhecer, conhecer seus desejos, suas habilidades e trilhar seu caminho para o futuro.

Além dos alunos, muitos pais estavam presentes. Alguns porque fizeram questão de acompanhar seus filhos e outros porque tiveram importante participação para o sucesso deste evento. Pais e convidados apresentaram aos alunos suas escolhas, sua carreira e o mercado de trabalho, divididos em salas tematizadas. Os alunos foram inscritos para as salas da área de sua preferência: Economia, Gestão e Ciência da Sociedade; Ciência da Saúde, Qualidade de vida e bem-estar; Comunicação, Artes e Informação; Ciências da Natureza e Magistério.

Para Fernando Rocha, jornalista de uma emissora de TV e pai de aluno, o evento foi muito organizado e a divisão pela área de interesse dos alunos foi ótima. “Na sala da área de Comunicação as explicações sobre cada tema foram muito específicas. Eu aprendi muita coisa sobre design e comunicação empresarial, áreas diferentes da minha.”

A psicóloga Celi Piernikarz, convidada, achou muito gratificante participar do evento. “Os jovens estavam muito comprometidos e interessados. O Friburgo está de parabéns pela iniciativa”.

Marisa César, Relações Públicas e mãe de aluno, acha que mais eventos como este deveriam acontecer durante o ano para que os alunos possam esclarecer todas as suas dúvidas. Já a médica e também mãe de aluna, Mara Temer, disse que se preparou para falar sobre sua profissões como se falasse para seus filhos. “É muito importante este tipo de evento e para algumas áreas mais complexas, como a da Saúde, é preciso mais tempo para poder responder a todas as perguntas”.

Além de conhecer diferentes profissionais e suas carreiras, os alunos também puderam conhecer um pouco sobre alguns cursos nos stands das faculdades: Mauá, Trevisan, FMU, FAAP, Bellas Artes, São Camilo, Anhembi-Morumbi, Senac e Osvaldo Cruz.

Clique aqui e veja fotos do evento.