Aproveitando o “Ano Internacional da Biodiversidade”, a FRINCANAS deste ano foi temática. A utilização do tema BIODIVERSIDADE começou sendo trabalhado em um safári fotográfico pré-FRINCANAS que culminou elegendo o “Sagui” como animal símbolo da FRINCANAS.

Na Abertura Oficial da FRINCANAS a equipe de Educação Física apresentou um vídeo sobre biodiversidade e foi lançada a proposta da construção de uma mandala. O coordenador de Educação Física, Roberto Trindade, explicou aos alunos a conceituação da mandala, compreendida aqui como círculo mágico, símbolo da proteção do planeta, meta das FRINCANAS 2010.

A cada tarefa cumprida pelas equipes um pedaço da mandala está sendo conquistado, e ao final da FRINCANAS ela deverá ser reconstruída pelas 6 equipes, representando o esforço dos alunos do Friburgo na proteção do planeta. Os nomes das equipes também estão ligados a questão da biodiversidade. Foram escolhidos a partir do nome de animais em risco de extinção (tigre, tartaruga–marinha, aranha, mico–leão–dourado, tubarão branco e arara–azul).

Todos os jogos cooperativos e competitivos bem como a Gincana Cultural tiveram como objetivo despertar o interesse dos alunos para as questões socioambientais e a maneira deles se mobilizarem para atuar na busca de soluções para problemas identificados.

“Objetivamos favorecer a construção de conhecimentos a partir da troca de informações, de experiências a serem adquiridas e do compartilhar da aprendizagem”, diz o professor Trindade.

E finaliza: “as FRINCANAS despertam a atenção dos alunos de forma sensível e lúdica, favorecendo a descoberta do conhecimento pela curiosidade de saber mais e transformam o pensamento em ação, buscando soluções criativas para as situações – problema propostas”.

O Coordenador agradece aos professores Bruno, Esdras e Kiko pelo desempenho impecável. A equipe está cada vez mais afinada. O Time de Educação Física aproveita para agradecer ao fabuloso empenho das professoras madrinhas bem com a colaboração dos alunos do Ensino Médio que atuaram como monitores e deram, mais uma vez, um diferencial significativo ao trabalho.

Vale lembrar que a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou o ano de 2010 como o “Ano Internacional da Biodiversidade”, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo.
O Ano Internacional da Biodiversidade tem como objetivos gerais:
– Aumentar a consciência pública sobre a importância de salvaguardar a biodiversidade para a comunidade da vida na Terra, identificando e combatendo as ameaças subjacentes;
– Aumentar a consciência sobre a importância dos esforços já empreendidos por governos e comunidades para salvar a biodiversidade, promovendo a participação de todos;
– Incentivar os povos, organizações e governos a tomarem medidas imediatas necessárias à defesa da perda da biodiversidade;
– Promover soluções inovadoras para reduzir as ameaças que se abatem sobre a biodiversidade;
– Estabelecer um diálogo entre os participantes sobre as medidas a serem adotadas após o ano de 2010, garantindo a continuidade segura dos programas desenvolvidos.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento.