Enquanto os alunos curtiam suas férias, o Colégio Friburgo se preparou para um novo ano, fazendo modificações e preparando a escola para receber os principais protagonistas desta história. O corpo docente também participou de uma preparação especial durante a Semana de Planejamento, onde encontros e atividades foram programadas não só para professores como também coordenadores e direção.

E enfim chegou o grande dia! Primeiro dia de aula: encontrar amigos, muito papo para colocar em dia, e acabar de uma vez com a ansiedade dos alunos para saber quem está em cada classe, qual o local da sala de aula e quais serão seus professores.

Depois de um tempo dedicado aos abraços e à confraternização, os alunos seguiram para suas classes onde receberam as orientações e informações sobre os novos professores, novas matérias e a rotina de estudos.

As grandes mudanças ocorrem nos primeiros anos de cada ciclo. Os alunos do 2º ano do Fundamental I começam as aulas na terça-feira, 01/02. Neste dia 31/01 quem esteve no Friburgo foram os seus pais, que vieram para uma reunião especial com a professora e coordenadora para apresentação da rotina e principais pontos da adaptação dos pequenos alunos, recém-saídos da Educação Infantil. “Os alunos não estão acostumados com o material e com o espaço da escola. Mas a adaptação não demora a acontecer. Muitas vezes a crianças se adapta melhor e mais rápido do que seus pais”, diz a professora Liloca.

Para a turma do 6º ano as mudanças são ainda maiores. Além de deixarem de ter apenas duas professoras se revezando em sala de aula para terem mais de dez professores, também têm matérias desconhecidas como Fisiologia e Comportamento, HP1 e HP2 (Habilidades e Potencialidades). A quantidade de material também é bem maior e não ficará mais nos armários da escola. Todos precisam aprender a se organizar para não esquecer nenhum material importante em casa. Isto também faz parte do aprendizado e amadurecimento do aluno, afinal este é o primeiro ano do Ensino Fundamental II.

Para Mariana, do 6ºA, as principais mudanças serão nas provas e no aumento de matérias para estudar, enquanto Júlia, do 6ºB, se preocupa com as notas que deixam de ser conceitos A, B e C e passam a ser de 0 a 10. “Além das provas, tudo o que fizermos será anotado para fazer parte da nossa nota: entrega de lição de casa, trabalho, participação nas aulas e muitas outras coisas”, explica a aluna.

No 1º ano do Ensino Médio a situação também muda bastante, já que agora, falta pouco para o aluno chegar ao momento de escolha do seu futuro acadêmico. O aluno Lucas, do 1ºB, está muito preocupado com a atitude em sala de aula. “Agora as coisas serão bem mais difíceis e seremos ainda mais cobrados”, conclui.

Mas, como em todo primeiro dia de aula, foi hora de entender os procedimentos do ano letivo, reencontrar os amigos, conversar com professores e matar as saudades!

Amanhã tem mais!

Anúncios