A partir de 2011 todos os alunos de 3º ano do Fundamental ao Ensino Médio terão notas nos seus boletins e não mais conceitos A, B, C e D, como era para o Fundamental I até o ano passado. As notas conceituais serão apenas para os alunos de 1º e 2º ano do Fundamental.

Para ser aprovado, o aluno precisa alcançar a média 6,00 (seis) em todas as disciplinas, com exceção de Artes, Música, Educação Física e Teatro – que continuam sendo por conceitos – com média mínima C para aprovação.

Até 2010, os alunos do Fundamental II e Médio que obtinham média igual ou maior que 8,00 (oito) em todas as disciplinas recebiam um certificado pelo excelente desempenho acadêmico. Este ano, a nota 8,00 passa a ser a média de domínio e o certificado será individualizado por disciplina.

“Este tipo de avaliação traz para o aluno um bom embasamento sobre o trabalho realizado e a certeza de que terá condições de realizar a próxima etapa (trimestre) com muito mais base e facilidade de compreensão”, explica a Diretora Pedagógica, Iracy Garcia.

Esta ideia surgiu depois da enriquecedora troca de experiências feita entre direção e coordenação do Friburgo, com os representantes do Colégio Engenheiro Juarez Wanderley, mantido pelo Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, em São José dos Campos, e que se tornou referência educacional do Estado de São Paulo para alunos do Ensino Médio.