Quando o aluno ingressa no Ensino Fundamental II passa a conviver com diferentes disciplinas no currículo escolar. As aulas de HP 1 e 2 (Habilidades e Potencialidades) são destinadas para alunos de 6º ao 9º ano e trazem importantes conhecimentos para que o aluno chegue ao Ensino Médio.

Nas aulas de HP1 (Habilidades e Potencialidades) o objetivo é estimular o desenvolvimento da leitura e da escrita, utilizando a mídia e suas múltiplas linguagens para estabelecer relação dos fatos e opiniões com conteúdos selecionados de cada série. Dessa forma, a disciplina promoverá a formação do hábito de leitura, colaborando para o melhor domínio da linguagem oral e escrita. Terminando o Fundamental II os alunos chegam ao Ensino Médio com uma boa base para as aulas de Filosofia.

Durante as aulas de HP2 a turma começa a trabalhar com procedimentos de pesquisa. O objetivo é fazer com que o aluno possa dar seus primeiros passos como pesquisador e que tenha capacidade de organizar seus pensamentos e discursos em relação a diversos temas. Esta disciplina será de fundamental importância para que quando chegar ao 2º ano do Ensino Médio, o aluno possa montar e defender sua monografia.

“Estas aulas diferenciadas do Fundamental II tratam do desenvolvimento das habilidades e competências que auxiliam e dão suporte à aprendizagem e ao bom desempenho do aluno em todas as demais disciplinas”, explica a coordenadora Cíntia Filpo.

Outra disciplina especial para alunos a partir do Fundamental II é Fisiologia e Comportamento. Surgiu dentro da área de Educação Física do Colégio Friburgo para tratar de alguns temas que se tornaram extremamente relevantes para o desenvolvimento dos alunos durante a adolescência. Entre esses temas, alguns estão relacionados a fisiologia da atividade física e suas relações com a saúde, estética, mídia e nutrição; outros ao uso e abuso das drogas (especialmente o álcool) e as relações implicadas nos aspectos da saúde, do comportamento e da convivência; outros relacionados à convivência coletiva como bullying e cyberbullying.

“Nosso objetivo é instrumentalizar os alunos com conhecimentos que os ajudem a refletir sobre situações concretas presentes no cotidiano e divulgadas pela mídia, favorecendo a reflexão sobre os valores que estão por trás. Desta forma, o aluno pode decidir com maior clareza sobre seu próprio destino, fazendo escolhas mais conscientes e consistentes. Acreditamos que a reflexão durante a ação será a conquista para aqueles que passam a viver plenamente a autoria de suas vidas”, conclui a coordenadora.

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