As turmas do 1º ano do Ensino Médio têm dentro da sua grade horária semanal, aulas especiais de Primeiros Socorros. O professor responsável pela disciplina, Roberto Trindade, autor de dois livros a respeito do tema, explica que prevenir é o melhor remédio. “A prevenção do trauma é tão importante quanto o atendimento. O objetivo de um programa de prevenção é propiciar uma mudança no comportamento e no conhecimento dos alunos, ensinando o que fazer e, principalmente, o que não fazer em uma situação de emergência”, explica o professor.

Durante as aulas os alunos aprendem, por exemplo, como desobstruir as vias aéreas e as técnicas de liberação em caso de sufocamento. Com o auxílio de um manequim para treinamento, o professor demonstra a maneira correta de desenvolver as técnicas.

Segundo o prof. Roberto Trindade no Brasil a prevenção de trauma ainda esta na fase inicial e não dispõe de um modelo adequado. A atuação em áreas educacionais, pedagógicas, econômicas e sociais é escassa. Daí a importância de fazer um projeto como esse desenvolvido com os alunos do Friburgo.

Por ser pioneiro nessa disciplina, o trabalho desenvolvido no Colégio será tema da palestra de Trindade, convidado para participar do 3º Seminário Nacional de Atendimento Pré-hospitalar e de Resgate de Acidentados, que acontece em agosto deste ano.

A prevenção de trauma deve ser iniciada pela educação em massa da população, adicionando-se aos currículos escolares programas de primeiros socorros e prevenção de acidentes.

Anúncios