Aulas especiais de Expressão Oral, para alunos de 6º e 7º anos, dão ênfase para a realização de debates.

Durante as aulas, os alunos se dividem em grupos e trazem os mais diversos temas. Usando como mote assuntos propostos pelos grupos ou notícias veiculadas em revistas e jornais, os alunos discutem posições e ampliam sua visão sobre os temas debatidos. Cada grupo traz a notícia e um mediador, escolhido por eles, organiza o debate.

Os assuntos escolhidos são os mais variados como, por exemplo, se o Brasil está preparado para sediar uma Copa do Mundo, a venda de armas de brinquedo, acidentes em parques de diversões, comidas gostosas x saudáveis, e até mesmo notícias sobre bullying. Sobre este último tema, um grupo do 6ºB debateu o lançamento de um livro com piadas sobre os chamados “nerds”. O grande questionamento foi se publicações como esta não podem promover o bullying, discriminação e preconceito. A conclusão a que chegaram é que este tipo de assunto deve ser tratado com muito cuidado.

Nos debates, cada aluno desempenha uma função, defendendo sua opinião, seguindo as regras tradicionais com réplicas e tréplicas, sempre sob a orientação de um aluno-mediador.

“Estas aulas estão sendo muito produtivas e apresentando excelentes resultados. O objetivo é fazer com que cada aluno saiba mostrar sua opinião com uma postura ideal, respeitando as diferentes opiniões”, explica o professor Marcos Arilho.

Anúncios