Diversos fenômenos da Física foram demonstrados no teatro do Friburgo na manhã do dia 02/06. A plateia, formada por alunos do 8º ao 3º ano do Ensino Médio, teve participação no espetáculo apresentado pelo professor Diego Almeida.

Lei de Newton, força centrífuga, equilíbrio na soma das forças, vibração e resultados do contato de diferentes objetos com o nitrogênio líquido fizeram parte do espetáculo. Os alunos mostraram muito interesse buscando explicações e significados para os fenômenos físicos demonstrados.

“O mais legal deste show interativo é despertar o interesse dos alunos, afinal por trás de cada fenômeno apresentado no show existe um fundamento matemático”, explica Diego. O professor explicou também que a Física é baseada em observações experimentais e fenômenos da natureza e utiliza a Matemática como linguagem para se expressar. Por esta razão é muito difícil separar as duas ciências.

Formado em Física na USP em 2010, Diego desde o primeiro ano da faculdade passou a integrar o grupo do Departamento Experimental do Instituto de Física que faz constantes apresentações como esta no auditório da universidade, em escolas e eventos especiais como feiras de Ciências. Depois de formado, Diego decidiu se dedicar integralmente à vida de professor, já que considera o show um complemento da aula.

No Friburgo, o professor e responsável pelas aulas de Desenho Geométrico (6º e 7º anos), Matemática (8º e 9º), Física ( 9º) e ainda por algumas aulas dos módulos de Matemática para o 3º ano do Ensino Médio.

Clique e veja a galeria de fotos do show.
Em breve vamos disponibilizar um vídeo com trechos da apresentação.