O gênero de literatura não é o fator de maior importância. O que vale mesmo é incentivar os alunos a adotarem o hábito e o prazer da leitura.

Além dos livros que são utilizados para estudo de determinado tema, como na leitura compartilhada em sala de aula, os alunos mensalmente escolhem um título para fazer a leitura e entrega de trabalho.

Trata-se do projeto que vem fazendo sucesso há sete anos no Friburgo: LEP – Leitura de Escolha Pessoal, desenvolvido com alunos do Ensino Fundamental II.  “Esse é um trabalho que não apenas cria o hábito da leitura, mas também o gosto por ela”, diz Paula Trindade dos Santos, professora de Português e idealizadora do projeto.

O aluno lê em média 12 livros por ano e troca experiências com os colegas, já que todos comentam as obras, escrevem resenhas e até emprestam os livros, estimulando uns aos outros.

Paralelamente às atividades do projeto, os alunos são convidados a fazer uma indicação literária para o Blog da Biblioteca.

Clique aqui para ver as sugestões de leitura dos alunos e também as indicações feitas pela bibliotecária do Friburgo, Mônica Blum, com livros disponíveis no acervo da Biblioteca Thiago de Mello.