Para finalizar o trabalho sobre os índios das aldeias do Alto Xingu neste final de semestre, os alunos do 3º ano do Fundamental foram visitar o Museu do Índio – Centro de Informação da Cultura Indígena, localizado em Embu das Artes.

A turma foi recepcionada por Walde-Mar de Andrade e Silva, artista plástico e responsável pela montagem do museu. Walde-Mar também é o escritor do livro Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros – utilizado pelos alunos durante o estudo indígena.

Durante a conversa, Walde-Mar contou aos alunos pesquisadores sobre sua história com os índios, afinal se tornou especialista depois de conhecer os irmãos Villas Boas e viver entre os índios no Parque Indígena do Xingu. Detalhes sobre a vida e os costumes dos índios foram devidamente anotados pelos alunos.

Um guia de campo foi distribuído para as turmas que tiveram que completá-lo ao longo da visita ao museu. Para isso precisaram encontrar diversos objetos feitos a partir das matérias-primas: palha, madeira, ossos e dentes, penas e peles e sementes.

Clique aqui e veja o álbum de fotos da visita.